O inverno teve início, oficialmente, ontem, 20, às 19h34 pelo horário de Brasília (DF). Começa com os termômetros marcando temperaturas mais baixas que nos últimos três anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é para todo o estado de São Paulo.
Segundo Marcelo Schneider, meteorologista do Instituto, as temperaturas ficam mais baixas que a média histórica, cuja mínima é de 12,4 graus e máxima de 22,2 em junho e julho; mínima de 13 graus e máxima de 24 graus em agosto, e mínima de 14 graus e máxima de 25 em setembro.
O meteorologista explica que houve declínio do fenômeno El Niño, que vinha bloqueando a entrada de frente fria pelo sul do País. Com isso, a expectativa é de temperaturas em queda. “Tem ainda previsão da chegada do La Niña, com entrada de frente fria mais intensa em julho, e de massa de ar polar”, disse. Apesar do frio, o inverno deve ter intervalos com condições climáticas quentes e secas. “Terá altos e baixos”, esclarece Schneider. (Com informações da Agência Brasil e Accuweather.com)
OUTONO – A estação das folhas secas está saindo de cena, mas surpreendeu a todos nos últimos meses devido o alto acúmulo de água, o maior dos últimos três anos, em Dracena, segundo dados coletados exclusivamente pelo Jornal Regional através da estação climatológica do campus experimental da Unesp. Lembrando que a Unesp está localizada na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294).
Neste ano, o outono surpreendeu. As chuvas registradas durante a estação ficaram acima do esperado pelos meteorologistas.
O outono deste ano foi o que mais registrou índice de chuvas, com acumulado de 279.6 mm. O número somente foi superado em 2013, com uma pequena diferença, quando choveu mais ainda durante a estação, 293 mm.
Em março foram 40.6 mm; abril 58.2 mm; maio, 124 mm e junho superou com 56.8 mm, fechando o ciclo de chuvas durante esta estação.
A temperatura também esteve baixa neste outono, comparada com os anos anteriores. A mínima ocorreu no último dia 12 de junho, quando os termômetros chegaram a 4,3°C. Mínima assim não era vista no outono desde 2009, quando foram registrados 3,6°C no dia 3 de junho daquele ano.
O dia mais quente da estação foi registrado em abril, com 37,6°C, no dia 5.
Na pesquisa foi possível notar que desde abril houve dias em que a mínima ficou abaixo dos 10°C, diferente do ano passado, comparado na mesma estação, quando não ocorreu esse fato.
Depois de registrar muita chuva, o inverno promete ser muito seco. A meteorologia aponta chuva somente na última semana de julho. Enquanto isso, os dias se alternam entre céu limpo e nublado. Com esse tempo, alguns cuidados com a saúde, principalmente de crianças e idosos devem ser redobrados, devido aos problemas respiratórios, típicos da estação mais fria do ano.
A previsão aponta que na próxima semana, os termômetros voltam a cair drasticamente e poderá ocorrer mínima de 9 e 11°C no próximo domingo e terça-feira, 28.