Preste bem atenção se você estiver usando um anel que parecia grande o suficiente, mas agora não quer sair do dedo com facilidade. Tenha cautela, porém não entre em pânico. Há algumas coisas simples a fazer para remover o anel com segurança.
Ontem, 24, os bombeiros da base comunitária de Junqueirópolis foram acionados a comparecer ao Pronto Socorro da cidade, para fazer a retirada com segurança de um anel que estava no dedo anelar de uma das mãos.
A paciente procurou a unidade de saúde, após já estar com o dedo muito machucado e inchado. Ela contou aos bombeiros, que há dois dias começou a sentir incômodo na mão que estava o anel, mas mesmo assim permaneceu com ele. Ainda conforme informou os bombeiros, não conseguindo retirá-lo, possivelmente ficou apavorada forçando-o, porém sem sucesso de sair, foi então que o inchaço só aumentou cada vez mais e o ferimento foi se intensificando.
No Pronto Socorro, foi preciso fazer anestesia no local para retirar o anel, porque a mulher sentia muitas dores. Os bombeiros conseguiram retirá-lo utilizando dois tipos de alicates (corta chapa e corta fio). Ainda foi feito curativo e ela deverá se submeter aos cuidados médicos por alguns dias.
Nas proporções tão avançada que estava o ferimento no dedo, os bombeiros informaram que ainda não tinham atendido vítimas como essas.
O sargento Bites, responsável pela base comunitária, ressaltou para não dormir com joias, como anéis, correntes e pulseiras. Caso perceba inchaço ou outro tipo de incômodo nas mãos, devido ao uso de anéis, que retire o mais rápido possível, sem se ferir e depois procure a relojoaria para fazer o alargamento necessário evitando até um caso mais grave, como ter que ser submetido à algum tipo de amputação.
CUIDADOS – Certifique-se de não puxar e rodar o anel demais. Isso pode causar mais inchaço e fazer com que fique até mais difícil de tirá-lo. Use algo escorregadio. Existem vários itens seguros em casa que podem ser usados como lubrificantes para remover o anel e com mínimos danos à pele. Limpadores à base de amônia funcionam melhor. Se a pele estiver rachada ou cortada, use seu lubrificante com cuidado. Do contrário, tente qualquer um destes, usando uma quantidade generosa até um pouco antes da base do dedo. Eleve o braço. Se você ainda não puder remover o anel, tente elevar o braço acima do nível do ombro por alguns minutos.
Mergulhe a mão em água gelada. Você já percebeu que os anéis cabem melhor em você em dias frios ao invés dos dias quentes? Coloque a mão em água gelada, não congelante, e deixe lá por alguns minutos. Após conseguir retirá-lo limpe a área onde o anel estava e cuide de quaisquer outros ferimentos. Não coloque o anel de volta até que o dedo desinche.