O município de Paulicéia está em festa hoje, 29, e comemora 69 anos de fundação. Para festejar a data, a Prefeitura realiza diversas atividades desde o dia 5 de junho.
Nesta quarta-feira, às 8 horas ocorre apresentação com alunos das escolas municipais e projetos sociais na Praça da Amizade; às 18 horas procissão na Praça São Pedro, seguida de missa na igreja Matriz. Lembrando que hoje é celebrado também o padroeiro de Paulicéia, São Pedro. E às 19 horas, início do Campeonato de Futebol Médio – Master – no minicampo.
Na próxima sexta-feira, 1°, inauguração da quadra poliesportiva na Rodoviária. No domingo, 3, às 8 horas, Torneio de Malha no Centro Comunitário.
No dia 9 (sábado), às 22 horas, haverá baile show com Mariana Fagundes, na Praça da Amizade. Já no dia 10, às 8 horas, Torneio de Bocha no Centro Comunitário.
E encerrando a programação especial de aniversário, no dia 30 de julho, às 17 horas, Marcha para Jesus na Praça da Amizade.
Toda comunidade local e da região está convidada a prestigiar as festividades.
DADOS – Segundo o censo do IBGE de 2015, Paulicéia possui 6.981 habitantes. Em 2010, esse número era de 6.339.
A povoação de Paulicéia foi fundada por Ezequiel Joaquim de Oliveira em 29 de junho de 1947.
O patrimônio foi aberto, visando a localização de uma cidade sobre a barranca do Rio Paraná, para intercâmbio futuro com o vizinho Estado de Mato Grosso (atual estado de Mato Grosso do Sul).
Com o advento da promulgação da Nova Carta Constitucional do Estado de São Paulo, que liberava a criação de novos municípios, especialmente situados nos limites com outros estados, a população de Paulicéia conseguiu elevar o povoado a município, amparado na Lei Orgânica dos Municípios.
Paulicéia foi elevada a distrito e a município, com terras desmembradas de Gracianópolis (Tupi Paulista), pela Lei nº 233 de 24 de dezembro de 1948. Como município foi constituído com os distritos de paz de Paulicéia, Panorama e Santa Mercedes. Pela Lei nº 2456, de 30 de dezembro de 1953, foram desmembrados de Paulicéia os distritos de Panorama e Santa Mercedes. Ainda pela Lei nº 233, de 24 de dezembro de 1948, o município de Paulicéia ficou pertencendo à comarca de Lucélia. Foi incorporado à comarca de Dracena, pela Lei nº 2456 de 30 de dezembro de 1953, posta em execução em 1º de janeiro de 1954.
Localizada às margens do Rio Paraná, dispõe de belas paisagens e locais para pesca.
A cidade é administrada pelo prefeito Waldemar Siqueira Ferreira (Mazinho). A Câmara conta com nove vereadores, tendo como presidente Alessandro Aranega Martins. (Com informações do site IBGE).