A sede própria do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) foi inaugurada ontem, 31, às 14h, em cerimônia que contou com as presenças de autoridades e profissionais que atendem no órgão. O prédio está localizado na rua Arcílio de Souza Trindade, 100, no Jardim Jussara. “O Creas é uma unidade pública que atende famílias e indivíduos com direitos violados, em risco social e pessoal, vítimas de violência sexual, psicológica, negligência e violência contra idosos, pessoas em situação de rua, com deficiência, exploração do trabalho infantil, entre outros”, informa a coordenadora do órgão, a assistente social Eliane Benati.
O Creas também oferece proteção social aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade.
Os atendimentos oscilam conforme a demanda e hoje, segundo a coordenadora, são 38 famílias sob acompanhamentos, incluindo dez adolescentes em medidas socioeducativas, inseridos no programa de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduo (Paefi) e outros dez em situação de rua. Os demais são assistidos nas variadas situações.
O corpo de funcionários é formado pela coordenadora, Eliane Benati, três assistentes sociais, duas psicólogas, uma escriturária, uma servente e um estagiário.
Os atendimentos ocorrem por denúncias espontâneas ou anônimas, abordagens sociais e encaminhamentos pelo Ministério Público (MP), Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Conselho Tutelar.
A sede própria do Creas possui aproximadamente 216 metros quadrados. A obra do prédio custou R$ 360.830,00 e foi construído com recursos do Governo Federal (cerca de R$ 280 mil). O restante foi investido como contrapartida pela Prefeitura.
SERVIÇO – O horário de atendimento no Creas é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Interior da nova sede do Centro de Referência Especializada em Assistência Social