O governador Geraldo Alckmin, visitou ontem, 9, os municípios de Ouro Verde e Presidente Venceslau, onde fez a entrega das obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Márcia Cristina da Silva e participou do plantio de mudas de árvores nativas, no Parque Estadual do Rio do Peixe.
Alckmin chegou ao aeroporto de Dracena por volta das 9h30, acompanhado da secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Iglesias e o deputado Mauro Bragato onde foi recepcionado por autoridades do município e região, entre eles, o prefeito José Antônio Pedretti e o presidente da Câmara, Francisco Rossi, prefeitos, vereadores, delegados de Polícia Civil e comando da Polícia Militar.
O governador se dirigiu para o Parque Estadual do Rio do Peixe, em Presidente Venceslau, logo após a divisa com Ouro Verde, ao lado da rodovia General Euclides Figueiredo (SP-563), onde deu início ao Programa Nascentes. “É a primeira etapa de um projeto piloto de restauração ecológica em grande escala, com ações previstas para os próximos três anos”, informou.
No Parque do Rio do Peixe, conforme o governador serão plantadas 185 mil mudas de árvores nativas da mata atlântica em uma área de 250 hectares. As mudas são produzidas em viveiros de penitenciárias, inclusive da região e o objetivo, segundo Alckmin é o cultivo de 196 mil mudas na área do parque.
O Programa Nascentes, conforme o governador, foi criado no período de uma das maiores secas ocorridas no estado de São Paulo, entre os anos de 2013 e 2014, como forma preventiva para as mudanças climáticas que estão ocorrendo. “O Programa prevê o plantio de 6,3 milhões de mudas nativas no estado”, afirmou.
O plantio de mudas nativas visa controlar o assoreamento das margens dos rios, com o reflorestamento ciliar. Segundo a secretária, Patrícia Iglesias, o modelo de restauração ambiental no Parque do Peixe, servirá de modelo para a recuperação de áreas degradadas nas proximidades dos rios, em todo o estado de São Paulo.
O governador informou também que logo o parque estará aberto à visitação pública. “Vamos construir uma rotatória para entrada na rodovia SP-563 e o portal, aí estará aberto para visitação turística e educação ambiental”, explicou. Alckmin também inaugurou a primeira estação de tratamento de esgoto (ETE) de Presidente Venceslau. O promotor do meio ambiente e vice-presidente da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Nelson Bugalho.
OURO VERDE – O governador foi recepcionado pelo prefeito Henrique Biffe, o vice-prefeito, Milton Goes, demais autoridades e população. Em cerimônia no centro cultural, o governador assistiu a apresentação do Projeto Guri, recebeu de presente, um cavaquinho confeccionado pela oficina de luthierismo do município e no final da cerimônia, dirigiu-se a uma padaria da cidade para tomar um café.
No evento, Alckmin entregou a UBS que foi reformada e ampliada, com investimento de R$ 160 mil. Entre as melhorias na UBS estão a implantação de uma sala para realização de testes rápidos para detectar a sífilis, HIV e hepatite.
As salas de vacinação e observação foram reestruturadas, assim como os demais departamentos, desde a recepção à sala de espera. Os mobiliários também foram renovados, portas e janelas substituídas, além de uma nova pintura, substituição de janelas e portas, reforma do piso e cobertura. Na inauguração esteve presente o diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Presidente Prudente, Nelson Bugalho.
Biffe agradeceu ao governador e a Bragato pelo apoio do governo estadual ao município. Alckmin informou que o prefeito havia assinado convênio há poucos dias no valor de R$ 90 mil para obras de infraestrutura e anunciou mais recursos para recapeamento asfáltico. Na cerimônia teve apresentação do Projeto Guri de Ouro Verde.