O hábito de fumar é o fator de risco mais conhecido para o câncer de pulmão. Ele aumenta em até 20 vezes a chance de desenvolver a doença quando comparado aos não fumantes. O dr. Artur Ferreira, oncologista do Centro de Oncologia do Hospital 9 de Julho, em São Paulo, explica que as medidas de prevenção desse tumor são extremamente importantes. “Esse é o tipo de câncer que mais causa óbito no mundo e ações como a cessação do tabagismo são capazes de reduzir muito sua incidência”, afirma.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 90% dos casos diagnosticados, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco. Isso acontece porque a fumaça do cigarro contém várias substâncias cancerígenas. “Por essa razão, a cessação do tabagismo é a medida mais importante de prevenção”, destaca o médico.
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) instalado em Dracena, desde agosto de 2014, trabalha com dependência química, através de atendimentos médicos, grupos com familiares, através de uma equipe multidisciplinar formada pelo diretor; médico psiquiatra; médico clínico geral; enfermeira; duas auxiliares de enfermagem; dois psicólogos; duas assistentes sociais; marceneiro; escriturário; atendente; serviços gerais; porteiro e monitor.
O Centro promove gratuitamente trabalho de prevenção ao tabaco e conforme a enfermeira responsável, Camila Zanetti de Souza Rosa Pigari, a unidade realiza grupos de tabaco semestrais e grupos semanais, com orientações quanto aos malefícios do fumo e suas consequências.
Atende 12 municípios da região da Nova Alta Paulista, desde adolescentes até adultos. Camila informa que não há limite de idade, são homens e mulheres, que atuam em diferentes profissões, representam qualquer classe social e ainda os moradores de rua, sem restrição.
“O Caps é uma unidade de ‘portas abertas’, sem que seja necessário encaminhamento médico, apenas o paciente deve ter o desejo em fazer o tratamento”, diz a enfermeira.
Por mês, são feitos em torno de 250 atendimentos, que vêm se mantendo de um ano para o outro.
Todos os anos, Camila ressalta que o Caps perde pacientes, por causa do vício em tabaco, com câncer de garganta, faringe, língua, enfisemas pulmonares e outras doenças decorrentes do uso.
Dados do INCA apontam que estão previstos para este ano, mais de 28 mil casos da doença (câncer de pulmão, no Brasil).
SERVIÇO – O Caps fica localizada à rua Frederico Ozanan, 2591, no Jardim Jussara, em Dracena. O telefone para mais informações é (18) 3822-4050. Atende de 2ª a 6ª das 7h às 16h. O plantão noturno ocorre às quartas-feiras, das 18h às 21h.

EXISTEM DOIS GRUPOS DE ALTO RISCO PARA ESSE TIPO DE CÂNCER

1 – Pessoas entre 55 e 74 anos com histórico de tabagismo intenso (um maço por dia por 30 anos seguidos), que ainda sejam fumantes ou que tenham interrompido o hábito de fumar há menos de 15 anos;
2 – Pacientes com 50 anos ou mais com histórico de tabagismo (um maço por dia por 20 anos seguidos) e mais um fator de risco associado, como histórico de câncer prévio ou de câncer de pulmão na família, presença de doença pulmonar associada, entre outros.
Nesses casos é indicada a realização de exames anuais para rastreamento da doença. “Nós usamos a chamada Tomografia de Baixa Dose (TBD), que é feita sem o uso de contraste e com exposição a baixas doses de radiação”, explica o dr. Artur Ferreira.
Ele lembra que além do câncer de pulmão, o tabagismo é fator de risco para outros tipos de câncer, como os tumores localizados nas regiões da cabeça, pescoço e bexiga.