Na manhã de segunda-feira, 13, o delegado de polícia diretor do Deinter 8 – Presidente Prudente, dr. Walmir Geralde recepcionou policiais civis das diversas carreiras no salão nobre da Toledo Prudente Centro Universitário, para a palestra/aula sobre “Inquérito Eletrônico”. A palestra foi proferida pelo delegado de polícia do DIPOL/SP e professor da Academia de Polícia, dr. Luiz Fernando Zambrana Ortiz.
O evento teve por finalidade aprimorar os conhecimentos acerca da nova ferramenta tecnológica que será implantada pelo Departamento de Inteligência Policial-DIPOL, sediado na capital do Estado. Através dessa ferramenta tecnológica, os inquéritos policiais tramitarão eletronicamente entre as unidades policiais e o Poder Judiciário devidamente criptografadas a partir do ano 2017. Quando o projeto estiver implementado o inquérito policial deixará de ser físico (impresso em papel), devendo a versão eletrônica preponderar pela sua integração com o processo eletrônico que já está sendo operacionalizada pelo Poder Judiciário.
A Polícia Civil já cadastrou os policiais civis que receberão os certificados digitais, o que possibilitará o ingresso no sistema.
Com o novo modelo, além da economia em papel, haverá também a otimização dos recursos humanos, elevando o potencial investigativo da instituição.