O Parque Estadual do Rio do Peixe, que abrange os municípios de Dracena, Ouro Verde, Presidente Venceslau e Piquerobi, começará a receber visitantes após a construção de uma alça de acesso e portal na rodovia General Euclides Figueiredo (SP-563), local de entrada do parque. A informação é do governador Geraldo Alckmin e da secretária do Meio Ambiente (Sema), Patrícia Iglecias, que estiveram quinta-feira, 9, no Parque Estadual para o plantio de mudas nativas da mata atlântica, com objetivo de restaurar uma área de 245 hectares da reserva.

A entrada para o Parque do Rio do Peixe, está localizada no km 111 da rodovia General Euclides Figueiredo (Integração SP-563), no município de Presidente Venceslau, próximo à divisa com Ouro Verde.

De acordo com a Sema, o custo do projeto de restauração ambiental do parque consistirá do plantio de 90 hectares de mudas nativas em 100% da área com a previsão de três meses, a regeneração natural de 78 hectares e o manejo de fragmentos florestais em 77 hectares.

“Esse é um projeto inovador e piloto que servirá para futuras restaurações em todo o estado de São Paulo”, afirmou Patrícia Iglecias. 

PARQUE – Conforme a SMA, área do Parque Estadual Rio do Peixe, abrange quatro municípios que possuem o rio do Peixe como limite territorial, Ouro Verde, Dracena, Presidente Venceslau e Piquerobi.

“O Peixe, é um rio de planície com leito sinuoso e extensa área de várzea entremeadas de lagoas marginais permanentes ou temporárias, características semelhantes ao tipo de ambiente que compõe o Pantanal, motivo pelo qual esse trecho do rio do Peixe é conhecido como “Pantaninho Paulista”, acrescenta a SMA.

INFRAESTRUTURA – Na sede, estão construídos o centro de visitantes, sede administrativa, almoxarifado-oficina, zeladoria e alojamentos.

Segundo a assessoria de comunicação da Fundação Florestal, os alojamentos poderão ser utilizados por visitantes, escolas, universidades e pesquisadores e estudantes. As aulas de educação ambiental serão desenvolvidas no centro de visitantes.

“A sede ainda não foi concluída, restando a instalação da alça de acesso e portal/guarita. Tais obras dependem de definições técnicas e legais, motivo pelo qual não é possível fixar um prazo no momento (para a inauguração)”, complementa a assessoria.