A 1ª Cia. da Polícia Militar de Dracena, divulgou nessa sexta-feira, 3, um alerta de segurança, com dicas para evitar que as pessoas sejam enganadas por golpistas ou outras ações de criminosas.
Para não ser vítima de golpistas, os conhecidos estelionatários, a primeira dica é não permitir a entrada de pessoas estranhas em sua casa.
A polícia orienta para que desconfie de serviços que você não solicitou ou consertos e checagem de problemas que não observou.
“Sempre examine as credenciais de qualquer funcionário e confirme todos os dados por telefone com a respectiva empresa que ele pertence e alerte familiares e vizinhos”, informa a PM.
O alerta orienta o morador não abrir a porta para entrega de encomendas não esperadas (presentes, flores e malas diretas) e se decidir atender, avise pelo telefone o vizinho e peça que ele fique de olho.
Se houver outras pessoas na casa, uma delas resguardada deve permanecer em alerta vigiando o atendimento.
A Polícia Militar pede para não guardar valores em casa e se preferir usar cofres, guarde sigilo quanto sua existência e localização.
Somente contrate funcionários com referências que possam ser confirmados por pessoas de sua confiança e faça uma verificação completa tais como: endereço, referências profissionais anteriores, etc.
É necessário conhecer seus vizinhos e combinar medidas de auxílio mútuo, como sinais luminosos ou telefonemas e uma participação comunitária é imprescindível.
A polícia pede ainda que se tenha atenção ao trancar portas e janelas quando sair de casa, mesmo que por pequenos intervalos.
Quando for viajar peça para que o vizinho ou amigo receba suas correspondências, a fim de dar a impressão de que a casa está ocupada.
Tenha um bom relacionamento com os vizinhos e informe-se sobre o que ocorre nas proximidades.
Caso se depare com delinquentes manter a calma, não discuta ou encare e nem reaja. O ideal é agir com calma indicando cada movimento e se possível memorize as características pessoais, trajes, gírias, etc. do meliante.
Em caso de emergência, a população pode ligar para 190 que imediatamente a ocorrência será atendida.