O presidente do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), de Dracena, vereador Luiz Coelho, confirma que o partido apóia para as eleições de 2 de outubro, a pré-candidatura do atual prefeito, José Antônio Pedretti (PSDB).
Coelho informa que o PROS tem um quadro de 12 a 13 pré-candidatos a vereador e vai fazer coligações com outros partidos para completar a chapa que irá disputar vagas na Câmara. “Sou da linha de presidentes de bairros e preciso receber o apoio integral nas reivindicações encaminhadas ao Executivo, seria incoerente não apoiá-lo”, esclarece o vereador e ex-presidente da Associação dos Moradores do Jardim Brasilândia.
Ele justifica o posicionamento do PROS na coligação de apoio à pré-candidatura de Pedretti, apontando conquistas para o Jardim Brasilândia através da Prefeitura nos últimos quatro anos.
A construção da praça Dr. Luiz Carlos Siste, que recebeu a denominação por meio de projeto de autoria do vereador e aprovado pela Câmara, a reabertura da rua Graciliano Ramos, na área da antiga Fepasa, onde está sendo construída uma galeria pluvial, o asfaltamento de um trecho da mesma rua e a recente inauguração do Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro.
Há o ponto de ônibus inaugurado pela Prefeitura há poucos dias no bairro, conforme Coelho, uma reivindicação antiga dos moradores e está programada a pavimentação asfáltica no prolongamento da rua Luiz Azevedo e iluminação da área de seringueiras no bosque.
O Jardim Brasilândia possui aproximadamente 8 mil moradores. “É um bairro grande e o mais carente da cidade”, diz o presidente, informando que o ESF recém-inaugurado, vai atender milhares de moradores dos Jardins Brasilândia, Cristina, Primavera e Vila Isabel.
“Irá diminuir a procura pelo Pronto Atendimento Municipal (PAM), onde a maioria dos atendimentos é de moradores do Jardim Brasilândia”, analisa.
Há também o projeto social implantado em parceria da Associação dos Moradores do Jardim Brasilândia, com a Secretaria Municipal de Assistência Social, para prestação de serviços comunitários em limpezas de praças públicas por quem cumpre penas judiciais leves e a implantação da extensão do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), no parque do bosque, que está em andamento.
Sobre o pré-candidato a vice-prefeito do grupo no qual o PROS irá se coligar, segundo Coelho, não está definido, mas considera fundamental que seja um nome conhecido pela população e agregue o grupo. “Dessa forma, com certeza será aprovado por todos na convenção”, analisa.
Como prioridades para o Jardim Brasilândia, o presidente do PROS informa que protocolou requerimento na Câmara, solicitando a reforma do centro comunitário do bairro. “Na cidade, os benefícios estão chegando com o desenvolvimento dos bairros”, avalia.
Coelho comenta ainda sobre as dificuldades financeiras que os municípios passam com queda na arrecadação o que dificulta prosseguimento de obras de programas importantes para a população, como a construção dos Estratégias de Saúde de Famílias (ESFs) e o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), por falta de repasses de verbas do governo federal.