Na passagem de Colossenses 1:15-23 Paulo diz duas coisas importantes sobre Jesus. Ambas como respostas aos gnósticos. Os gnósticos consideram a existência humana neste mundo como não natural, por estar submetida a diversos sofrimentos. De acordo com o gnosticismo, o caminho para a libertação desses sofrimentos é através do conhecimento. Não um conhecimento adquirido de forma racional e com base científica, mas um conhecimento intuitivo e transcendental que dá sentido à própria vida humana. Estes haviam dito que Jesus Cristo era só um de entre a multidão de intermediários; que por grande que fora só constituía uma revelação parcial de Deus. 

Paulo refuta essa idéia primeiramente dizendo que Jesus Cristo é a imagem do Deus invisível (Colossenses 1:15). Aqui usa uma palavra grega (eikon ) e uma figura que evocariam toda classe de lembranças na mente de seus ouvintes. Agora, uma imagem pode referir-se a duas coisas relacionadas entre si. Pode ser uma representação; mas uma representação se for suficientemente perfeita, pode constituir-se numa manifestação. Quando Paulo usa esta palavra está afirmando que Jesus é a perfeita manifestação de Deus. Se quisermos ver a que Deus se assemelha devemos contemplar a Jesus que representa perfeitamente a Deus e o manifesta aos homens com toda perfeição em forma que pode ser visto, conhecido e entendido. Paulo diz de fato: “Olhem a este Jesus; ele não só mostra o que é Deus, mas também o que o homem estava destinado a ser. Aqui está a humanidade tal como Deus a concebe. Jesus é a perfeita manifestação de Deus e a perfeita manifestação do homem”. Aqui encontramos em Jesus Cristo o que poderíamos chamar uma dupla revelação: a revelação da divindade e a revelação da humanidade.
Paulo usa outro termo que está no versículo 19. Diz que Jesus Cristo é o pleroma de Deus. Pleroma significa plenitude, totalidade. Esta é a palavra que se requer para completar o quadro. Jesus não é simplesmente um esboço ou um resumo de Deus; é mais que um retrato inanimado de Deus. N’Ele nada fica excluído: é a revelação plena e final de Deus em tal medida que não é necessário adicionar nada mais. Jesus disse: quem vê a Mim vê o Pai (João 14.9). Você só pode chegar ao Pai através de Jesus Cristo. Entregue tua vida a Ele, pois é o único que pode resgatar em você a imagem e semelhança de Deus perdida por causa do pecado!

*BARCLAY, W. Comentário de Colossenses. (p. 37-40) – Texto adaptado.

**Pastor e missionário presbiteriano