Semana passada Deus me deu a graça de rever meus colegas-amigos de turma do bacharelado em Teologia. Resolvemos realizar este encontro em Campinas, cidade onde estudamos, depois de 20 anos. Foi abençoador! Pudemos rememorar os velhos tempos, compartilhar experiências, rir e chorar juntos. É um grande privilégio termos amigos verdadeiros nesta era de tanta desconfiança e competitividade. Também penso que se não encontrarmos verdadeiros amigos entre o povo cristão, onde os encontraremos?
A palavra de Deus nos traz várias referências sobre a amizade, abordando-a nas suas mais variadas facetas. Em Provérbios 17.17 está escrito: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”. Este versículo nos diz que a amizade sincera não se revela apenas nos tempos de alegria e prosperidade, mas é nos tempos de dificuldade que conhecemos os verdadeiros amigos.
Também nos ensinam as Sagradas Escrituras que devemos cultivar nossas amizades e estimar nossos velhos amigos. O texto de Provérbios 27.10 nos diz que mais vale o vizinho (amigo) perto do que o irmão longe. Nos tempos da adversidade, quando não contamos com a proximidade, tanto física como emocional, de nossos familiares, mas se somos cercados de amigos, certamente seremos socorridos, consolados, amparados e aconselhados.
Se verdadeiros amigos humanos e imperfeitos como nós nos proporcionam tanta coisa boa, imagine se permitirmos que o amigo verdadeiro e perfeito, Jesus Cristo, participe da nossa vida e abençoe a nossa história! O Senhor Jesus deu prova incontestável de sua verdadeira amizade por nós ao entregar a sua vida na cruz para que tenhamos garantida a nossa salvação. Em João 15.13 Jesus Cristo afirma que “ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a própria vida pelos seus amigos”. E nós, somos amigos de Jesus? Certamente a resposta mais natural é a afirmativa. Será? Há uma maneira indicada pelo próprio Jesus de verificarmos se somos seus amigos, quando ele diz em João 15.14: “vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu mando”.
Aceite o convite de Jesus para ser seu verdadeiro e perfeito amigo. Ele nunca irá decepcioná-lo, nunca lhe “puxará o tapete”, nele você pode confiar! Seja amigo do Senhor Jesus buscando na sua palavra a vontade dele para a tua vida, procurando em tudo obedecê-lo. Esta é a fórmula da felicidade aqui na terra e segurança de vida eterna com Deus.
*Pastor e missionário presbiteriano.