A Academia de Judô Dracenense está completando 60 anos de atividades vitoriosas ao longo dos anos. Fundada por Toshinobu Tomiyoshi e Takahiro Morita.
Na história deste esporte tão importante para a ‘cidade milagre’ destaca-se Tomiyoshi que começou a praticar judô aos 14 anos de idade na cidade de Bastos e Morita que treinou judô no Japão na faixa preta onde treinou no Kodokan denominada (Instituto do Caminho da Fraternidade).
Conta a história que Tomiyoshi chegou a Dracena no ano de 1956 oriundo de Bastos e por aqui fixou residência, e montou uma oficina de carrocerias para caminhões na avenida Presidente Roosevelt nº 1.500.
Morita fixou residência em Dracena e tinha um prédio nas proximidades do mercadão municipal onde era proprietário de uma loja de roupas (Casa Cruzeiro), na avenida Presidente Vargas em frente ao antigo Cine Dracena.
Os primeiros alunos da Academia de Judô foram na época os jovens Tókio Takemiya, Takashi Fugimoto, Luiz Kanezawa e Shiniti Tamura.
A Academia inicial foi inaugurada em 21 abril de 1957 com a realização de um campeonato amistoso tendo como convidadas as cidades de Flórida Paulista, Adamantina, Lucélia, Osvaldo Cruz e Bastos.
Entre os inúmeros eventos da Academia de Judô Dracenense em seus 60 anos, aconteceu em 1958, na comemoração do cinquentenário da imigração japonesa no Brasil.
Estiveram em Dracena, os judocas de nível internacional mestre Kotani que era faixa coral vermelha e branca e Shinokara que lutava faixa preta, oriundos do Japão.
Naquele ano foi montado um evento com a ajuda de José de Souza, que era gerente do Banco do Brasil em Dracena. Foram seis dias de festa do judô. Consta que os primeiros professores foram Toshinobu Tomiyoshi, Takahiro Morita, Eduardo Hideo Tomiyoshi, Yugi Aldo Miyaguchi, Nelson Watanabe, Hélio Yoshiharu Yamaguti, José Carlos Vendramin, Alexandre Yamaguchi e César Isamu Isawa.
Nos 60 anos foram inúmeras conquistas e glórias do judô dracenense, onde muitos nomes se passaram ajudando a projeção da cidade a nível estadual e nacional.
Atualmente a Academia que tem sede na rua Tomé de Souza, conta os trabalhos dos professores Hideo Tomiyoshi, Yugi Miyaguchi e César Isawa.
Para as crianças, os treinos de judô totalmente gratuitos, são dados as terças e quintas-feiras a partir das 19 horas e aos adultos, os treinos de judô e de jiu-jitsu acontecem das 20 às 22 horas.