Santa Mercedes foi um dos municípios do Estado de São Paulo a conquistar o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. A Divisão de Promoção Humana e Assistência Social e Prefeitura receberam pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Dracena o Certificado do Selo Inicial. 

O Selo Inicial que integra o Programa São Paulo Amigo do Idoso tem como foco o envelhecimento ativo visando melhorar a qualidade de vida da população idosa no Estado. Foi criado para incentivar os municípios a se associarem ao Estado no trabalho de promoção da qualidade de vida da população idosa.
De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, 22 municípios da Alta Paulista aderiram ao Programa e apenas sete conquistaram o Selo Inicial, sendo esta a primeira de três etapas, passando pelo Selo Intermediário e finalizando com o Selo Pleno.
A gestora de Assistência Social, Natany Andrade Souza, informou que o município conseguiu implementar as sete primeiras ações obrigatórias previstas para o Selo Inicial, sendo: criação do Conselho Municipal do Idoso; realização do diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas aos idosos; do diagnóstico com os idosos do município; inclusão das ações que garantem os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social; adequação/ampliação da cobertura vacinal dos idosos; implantação de ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos e implantação de ações que garantem acessibilidade aos idosos no transporte público municipal.
“Nos últimos oito anos, a melhora no atendimento voltado ao idoso foi uma de nossas metas”, disse Rodrigo Eduardo Theodoro.