Sempre que uma página solicita informações particulares, deve-se ser capaz de identificar se a página garante a segurança dessas informações. Se elas forem parar nas mãos erradas, o usuário pode ter grandes prejuízos.
Toda vez que alguém visualiza informações de uma página online, informações são enviadas e recebidas pelo computador ou dispositivo. A transmissão dessas informações geralmente se dá por meio de texto puro, o que significa que qualquer pessoa que intercepte estas informações seria capaz de ler o conteúdo das mesmas.
Imaginemos o seguinte exemplo: uma determinada loja online solicita os dados do seu cartão de crédito para que você realize uma compra. Não é exagero afirmar que detestaria que essas informações fossem parar nas mãos erradas?
O certificado SSL garante que você envie e receba estas informações com segurança, através do uso de criptografia (codificação). Esta tecnologia capta as informações digitadas e a converte em uma sequência ilegível de caracteres, que só é convertida novamente para a mensagem original ao chegar ao seu destino.
Com os ataques e fraudes sendo cada vez mais comuns no ambiente online, proteger um website é mais do que uma necessidade. Adquirir uma certificação SSL não é mais caro devido á grande concorrência entre diversas empresas como a 1&1. Este é um investimento do qual é dificil se arrepender.
Vamos usar o exemplo anterior para entendermos melhor como funciona a validação de um certificado. Digamos que um cliente deseje comprar um item em uma loja online, como a Amazon. Digitando o endereço é levado à página inicial da loja. Pode-se verificar que ela possui a certificação digital SSL, destacada na imagem abaixo.
Pode verificar a certificação ao encontrar um pequeno ícone em forma de cadeado ao lado do início de domínio em “https” em vez de “http”, que é o padrão utilizado em conexões sem criptografia.
Ao escolher um item para comprar, é solicitado que digite as suas informações pessoais, como endereço, telefone e número de cartão de crédito. Informando estes dados e clicando em finalizas-se a compra. Antes de enviar os dados para o servidor, o site irá criptografar as informações inseridas, tornando-as em uma sequência ilegível de caracteres. As informações irão transitar pela web dessa forma, e só serão convertidas em informações legíveis ao chegar em seu destino, garantindo a sua segurança e sigilo das suas informações.
A habilidade de identificar uma conexão segura a um servidor na internet é extremamente importante para evitar fraudes e outros crimes online. Seja você dono de um website ou um usuário preocupado com a própria segurança, saber identificar e utilizar a certificação SSL pode ser a chave para navegar tranquilamente pela web e evitar dores de cabeça.
Imagens: http://edge.alluremedia.com.au/m/l/2015/03/Padlock.jpg, imagem autoral.