Na última semana, atletas dracenenses participaram do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Esportivo, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE) que ocorreu em São Paulo no complexo do Ibirapuera. Mais uma vez o grupo dracenense conquistou medalhas e seu lugar ao pódio.
Leonardo Ferreira conquistou a medalha de bronze na categoria juvenil faixa branca peso pesado e Maria Eduarda Prado de Aquino conquistou medalha de prata na categoria juvenil faixa azul peso pesado. “A minha categoria é peso leve até 54,5 kg, mas nesse campeonato fui inscrita na categoria pesado, enfrentando adversárias com até 69 kg nessa categoria, o objetivo era conquistar a medalha de ouro, mas a medalha de prata foi uma grande conquista, já que lutei duas categorias acima da minha”, explica a atleta medalhista mundial.
“Inscrevi ela nessa categoria, pois estamos treinando para começar a disputar a categoria absoluto onde não tem limitação nos pesos dos atletas, dessa forma podemos enfrentar adversários muito mais pesados que nós. Esse campeonato acabou servindo de teste, já que é o maior e mais cobiçado evento que ocorre no ano e reuni os melhores atletas do mundo e ela se saiu muito bem conquistando uma ótima colocação”, diz, o professor Marcos Hashimoto que lidera a equipe dracenense.
Marcos Hashimoto, que mesmo lesionado do último evento que participou mês passado, conquistando o vice-campeonato mundial no G.I (sem kimono) também lutou esse mundial enfrentando adversários de alto nível, mas acabou ficando na sexta colocação na categoria máster faixa marrom peso pena. “Como estava com o ombro e a região cervical machucada acabei optando por lutar em uma categoria abaixo da minha, perdi 8 kgs em menos de 3 semanas para tentar preservar o máximo a força muscular no local da lesão. Ainda consegui lutar e vencer um forte adversário, mas acabei ficando em sexta posição.”
Durante o evento Marcos Hashimoto recebeu a graduação de faixa preta das mãos de seu mestre Hemerson Navarro, pentacampeão mundial de jiu-jitsu. Esta faixa é destinada aos lutadores com alto conhecimento técnico da arte marcial. Somente neste ano Hashimoto conquistou cinco medalhas em campeonatos oficiais. Conquistou medalha de bronze no São Paulo Open de Jiu-Jitsu, foi campeão na Seletiva Paulista/Festival de Verão, Campeão Estadual, Campeão Pan Americano No G.I (sem kimono) e vice-campeão Mundial no G.I (sem kimono).
A equipe dracenense agradece o apoio de amigos, familiares e seus patrocinadores. Agora os atletas voltam aos treinos e se preparam para os próximos campeonatos, o W.U.C – Campeonato Mundial de Unificação dos Títulos Mundiais e Internacional Master Premium que ocorrem no final do mês de agosto.