A popularização do poker vem chamando a atenção por ser algo que acontece de maneira coesa praticamente em todo o território nacional. Há campeonatos regionais literalmente “do Oiapoque ao Chuí”, de modo que o Rio Grande do Sul tem um estadual e o Amazonas, na região Norte, idem. A região noroeste de São Paulo também vai demonstrando que essa febre veio para ficar com etapas cada vez mais organizadas e com um número cada vez maior de participantes.

 

Os grandes torneios regionais acontecem no “Poker Prudente” e tiveram o começo de seus trabalhos ao início da década. “De forma amadora o torneio teve início em Junho de 2010, contando naquele dia com 21 participantes”, relata o site oficial da entidade. Seis anos depois, as etapas do torneio regional de Presidente Prudente estão contando com quase 30 mil reais em premiação e uma centena de jogadores, em média, constantemente envolvidos.

A primeira etapa do “Poker Prudente 20k” teve Henrique Juliano, de Lucélia, como grande campeão em fevereiro. A segunda etapa, realizada em março, já teve um aumento no número de premiação garantida para os melhores jogadores: foram 22 mil reais distribuídos para os melhores jogadores e Heuler foi o melhor de 129 inscritos. A média se manteve em abril na terceira etapa, com 115 atletas mentais e o campeão vindo de fora da região: Alexandre Galli, de Maringá. Em maio, porém, todos os recordes foram quebrados: jogadores de diversos Estados, dentre São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, brigaram por 80 mil reais garantidos e somaram mais de 700 entradas. O grande vencedor veio do Mato Grosso do Sul, Júnior Dias.

Os torneios prometem angariar cada vez mais jogadores e a grande atração é uma viagem para Las Vegas e um carro como premiação para os melhores colocados no ranking ao final de todas as etapas. No momento, Yuri Ribeiro lidera o pool de jogadores com 819 pontos somados ao longo de todas as etapas já realizadas no ano. Para mais informações acerca dos campeonatos e inscrições, o site oficial do certame pode ser acessado clicando aqui.

Campeonato Brasileiro de Poker volta para São Paulo ao final do mês

Paralelamente a diversos torneios regionais que ocorrem pelo Brasil, existe um campeonato nacional de poker há mais de dez anos e com participação maciça da comunidade de profissionais do esporte. Em 2006 a primeira etapa da “Brazilian Series of Poker” (BSOP) contou com apenas 67 entradas e premiação total na casa dos 50 mil reais. Hoje, em sua 11ª edição, os números surpreendem: Kelvin Kerber foi o campeão da primeira etapa de 2016 e sozinho levou 513 mil reais como bolsa. A premiação total para os melhores dos 1359 inscritos da etapa paulistana do campeonato ficou em quase 3 milhões de reais, conforme pela PokerStars em sua cobertura jornalística do torneio.

O certame volta agora à capital do Estado neste mês de julho e as inscrições são abertas a qualquer jogador, profissional ou não, podendo ser realizadas clicando aqui. A expectativa dos jogadores é que, dado que São Paulo é o grande centro econômico do país, é que haja pelo menos mil inscritos. A última etapa paulistana com menos de 1000 entradas ocorreu há dois anos, em 2014 – com efeito, a expectativa deve facilmente ser atingida.