O Projeto de Reparação Automotiva, lançado terça-feira, 5, no Senai em Dracena, com o objetivo de capacitar funcionários e ampliar a geração de emprego e renda, está motivando o setor de oficinas mecânicas, funilarias e pintura participantes.
Serão dois anos de duração com encerramento previsto para o final de 2017. O projeto está sendo implantado em Dracena, em parceria do Sebrae, Senai, prefeitura e proprietários de oficinas mecânicas e funilarias.
Durante esse período serão realizados cursos para capacitação dos funcionários das oficinas mecânicas, funilaria e pintura.
Segundo Hermes Tamura, um dos organizadores do projeto, o Senai vai oferecer 80 cursos no período de duração e os empresários participantes é quem irão definir a ordem de prioridade.
“A parceria com o Sebrae era um sonho que começamos a viver”, analisa o empresário, salientando que o projeto de capacitação está motivando o setor em Dracena e vai refletir na geração de emprego e renda. “É um programa voltado para o presente e ofuturo”, analisa.
Tamura explica que alguns cursos serão pagos (50%). “Estamos procurando recursos para cobrir esta contrapartida por parte das empresas, mas para os funcionários será a custo zero”, explica, salientando que também haverá cursos gratuitos. Os demais 50% dos custos dos cursos pagos serão repassados pelo Governo do Estado.
TECNOLOGIA – Também representando as empresas participantes, o empresário Alcir Renato Ribeiro Padilha, informa que o grupo participante é formado por 15 empresas do setor de Dracena e região.
“É um ótimo projeto, que vai melhorar a qualidade nos serviços e administração das empresas, envolve gestão administrativa e técnica, onde serão oferecidos cursos de capacitação profissional com a proposta de melhorar os atendimentos e manter atualização nas novas tendências de mercado e ideias de gerenciamento”, reforça.
O importante, conforme Padilha, é que o projeto vai suprir a dificuldade de acesso a novas tecnologias que havia em Dracena e irá abordar itens como câmbio automático, air bag, injeção eletrônica, freios ABS, entre outros. As aulas práticas e teóricas serão ministradas no Senai.
“Os cursos serão agendados conforme a necessidades de atualização”, acrescenta. “Além da mecânica, vão englobar a parte de funilaria e pinturacom o ensino de novas tecnologias para otimizar a reparação dos veículos”, conclui o proprietário.
De acordo com o Sebrae, a proposta é buscar a melhoria da gestão, incremento tecnológico e de inovação, aumento da competitividade, conquista e manutenção de novos mercados, melhoria e desenvolvimento de fornecedores.