O português Renato Carvalho que é o observador técnico do Cruzeiro esteve ontem, 26, de manhã, no estádio Írio Spinardi em Dracena fazendo avaliação técnica de jogadores da base nascidos entre 2001 a 2006, atendendo convite do bombeiro Eder Torres de Panorama, do técnico Moacir de Carvalho, o Moa, e do secretário de Esportes, José Carlos Barbosa, o Zeca.
Participaram dos treinos cerca de 120 garotos que aproveitaram essa avaliação a fim de buscar uma vaga na base do Cruzeiro que é o clube mais querido de Minas Gerais.
Cada avaliação em dois tempos de 15 minutos, cada categoria, que usou apenas a metade do gramado para uma observação de qualidade.
Renato que está no Brasil há quatro anos trabalhando como observador de atletas e atualmente no Cruzeiro monitorando garotos no estado de São Paulo que tradicionalmente tem boa qualidade nas categorias de formação disse que as aprovações variam muito pela zona de qualidade.
Ele destacou que o Cruzeiro tem como objetivo captar jogadores para as categorias de base no Brasil inteiro. E ressaltou que na última terça-feira, 26, realizou essa mesma avaliação em Panorama. “Vir em Panorama e em Dracena é cumprir uma meta de monitorar o estado, sabendo que nesta região existem vários jovens talentos, exemplo disso é o Edu Dracena (Palmeiras), Rodrigo Caio (São Paulo) e o Renato (Santos), que saíram daqui”, comentou o observador.
Renato Carvalho afirmou que avalia no atleta principalmente a questão técnica que no Cruzeiro é uma norma constante, onde muitos que lá passaram possuem esse perfil. Explicou que após a avaliação dois procedimentos são colocados em pratica. É que no Brasil existe a lei Pelé que não permite o clube alojar atletas menores de 14 anos. Com isso, até os 14 anos, os atletas selecionados pela qualidade técnica passam a ser monitorados pelo Cruzeiro e periodicamente é convidado para ir ao clube para uma avaliação da evolução do atleta.
Acima dos 14 anos, no caso de selecionado, o jogador é encaminhado para estar na Toca da Raposa em Belo Horizonte e sendo comprovado o potencial que foi visto na observação, o garoto passa a residir lá com toda a estrutura necessária, tais como colégio particular, médico, psicólogo e pedagogo com uma equipe multidisciplinar que ajuda na formação do atleta.
Explicou que nas avaliações buscam os jogadores bons tecnicamente e com boa qualidade nos pés e que tenha boa coordenação que são exigidas pelo Cruzeiro.
Renato revelou aos 14 anos, para o futebol mundial o jogador João Mario que é o camisa 10 da seleção portuguesa que foi campeã da Eurocopa. “É um sentimento de orgulho tê-lo revelado e é isso que motiva quem trabalha com a base. Ajudar a formar o atleta, chegar ao nível que este jogador está no momento em que ele está cotado para grandes times europeus, que inclusive um deles já ofereceu 50 milhões de euros pelo passe desse jogador que chegou ao Sporting aos 13 anos”, afirmou Renato Carvalho.
Ontem na avaliação feita em Dracena, Renato Carvalho, selecionou cinco jogadores, sendo dois nascidos em 2004, um em 2001 e um de 2002.
Foram aprovados os jogadores Ruan (2004), Bruno (2003), José Henrique (2002), Gabriel Valério (2001) e Mateus Delabandeira nascido em 2004.
Na avaliação realizada em Panorama o observador selecionou 12 jogadores que serão monitorados e avaliados pelo Cruzeiro.
Ele agradeceu o convite para vir em Panorama e Dracena e disse que pretende retornar para outra avaliação ainda neste segundo semestre de 2016.