Com o objetivo de promover a melhoria na gestão, eficiência e produtividade e aumento da competividade das empresas, o projeto Desenvolvimento das Indústrias da Construção Civil de Presidente Prudente e região será lançado hoje, 26, às 20h. A ação é uma realização do Sebrae-SP e tem o apoio da Fiesp, Ciesp, Senai e Sinduscon.
No evento, que será realizado no Ciesp, serão apresentadas as propostas do projeto, as ações que serão realizadas e as empresas que aderiram à ação. O grupo é formado por 30 empresas do setor, mas quem tem interesse pode participar do evento para buscar mais informações e aderir ao projeto. Está confirmada a participação de empresas de Prudente, Álvares Machado, Indiana, Martinópolis e Rancharia.
O projeto do Sebrae-SP é formado por um grupo de empresários, que receberão atendimento individual e coletivo, participarão de eventos, feiras e cursos específicos do segmento. As ações serão traçadas com base em cinco frentes: tecnologia, gestão, cooperação, articulação institucional e acesso ao mercado.
O conjunto de ações vai ajudar os empresários a enfrentar um cenário complicado. A pesquisa indicadores mostra que as micro e pequenas indústrias do Estado registraram uma queda de 18,7% no faturamento em maio em comparação com o mesmo período do ano passado.
“Este grupo de empresários está buscando soluções para enfrentar a crise e terá todo o apoio do Sebrae-SP para ganhar competitividade. O resultado será o fortalecimento de todo o setor e a região só tem a ganhar”, afirma o gerente do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante.
O diretor do Ciesp, Itamar Alves de Oliveira Júnior, destaca que a indústria da construção civil é de extrema importância, não só para a região, mas para todo o País, sendo responsável por gerar emprego e renda. “O projeto é baseado em melhorias de gestão e eficiência produtiva, justamente o que as empresas necessitam. Nesse momento de crise, o projeto é de suma importância e vai de encontro aos anseios das empresas do setor”, diz.
“A nossa posição geográfica no Estado acaba nos isolando dos grandes centros. Quando tem um parceiro que aglutina, que une as pessoas, é sucesso garantido. O projeto é uma forma da tecnologia, da informação e das novidades do segmento chegarem a todos”, afirma o diretor do Senai, Sebastião Roberto de Andrade.
O diretor da Regional do SindusCon-SP em Prudente, o engenheiro civil Paulo Perego, ressalta a importância do lançamento deste projeto e comemora a união do setor. “Como empresário, também participei dos encontros e posso dizer que ficamos satisfeitos com o resultado. Já estamos no segundo ano de crise, que deve continuar e esta união serve para melhorar aquilo que já temos, reduzir perdas e, principalmente, o número de demissões que é crescente no setor em todo o País”, diz Perego.