O trânsito na área central de Adamantina passa a ser foco de intervenções, que visam atender expectativas e necessidades de motoristas e demais usuários. As novas medidas impactarão diretamente no redimensionamento e disposição das vagas para taxis, estacionamento de idosos, bolsões de carga e descarga, de motocicletas e na expansão da área de estacionamento rotativo (zona azul), para um perímetro ampliado.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, a implantação dessas mudanças no trânsito foram discutidas recentemente, em várias audiências públicas, que resultaram na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, institucionalizado por meio de lei municipal.
A fase de elaboração, por meio dessas audiências, permitiu a contribuição dos moradores, com sugestões, revisões de medidas e outras contribuições, porém a participação foi muito pequena. Assim, na fase de elaboração das propostas há pouca adesão, porém, na etapa de implantação – como a que está em andamento – multiplicam-se as queixas e reclamações, sobretudo daqueles que tiveram a oportunidade de participar e contribuir, e assim não fizeram.
Além dessas mudanças estarem inseridas no Plano Municipal de Mobilidade Urbana, as mesmas estão referendadas pela Comissão Municipal de Trânsito.