A greve dos técnicos da Secretaria Estadual da Fazenda completou nesta sexta-feira, 26, 47 dias de paralisação. No Serviço de Pronto Atendimento (SPA), antigo Posto Fiscal de Dracena, os atendimentos continuam sendo feitos de forma parcial.
Segundo informações do Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual de São Paulo (Sitesp), em Dracena o público não está sendo prejudicado nos registros de protocolos.
O motivo, conforme o Sitesp é que mesmo com o número de funcionários reduzido, o tempo de espera é de 30 a 40 minutos no máximo, dependendo do horário e o fluxo de contribuintes.
O que pode retardar, conforme o Sindicato, é a execução dos serviços que necessitam ser enviados para a Delegacia Regional Tributária (DRT), de Presidente Prudente, onde o fluxo de serviços é maior e está sendo realizado com apenas 30% dos funcionários.
Em Prudente, onde o movimento é maior, segundo os funcionários em greve, há formação de filas e os atendimentos podem demorar até duas horas.
Mesmo assim, de acordo com o Fitesp, em procedimentos onde há prazos a cumprir o contribuinte que registrou o protocolo antes do vencimento, está garantido de eventuais punições ou multas. O que conta, segundo o Sindicato, é a data do registro do protocolo.
Apesar de a paralisação ter ultrapassado 45 dias, o Fitesp informa que até agora, a Secretaria Estadual da Fazenda, não abriu negociações com a categoria.
Os técnicos reivindicam a publicação das atribuições condizentes com as atividades realizadas diariamente na administração fazendária.
Solicitam ainda o restabelecimento do nível superior de escolaridade para a carreira e reajuste na tabela de vencimentos prometida em 2012 e não cumprida até o momento.