Após mais de um mês sem registrar chuvas significativas, ela finalmente voltou à região e veio acompanhada de fortes rajadas de vento na noite de sexta-feira, 19. Segundo a estação climatológica da Unesp, choveu 9.6 mm na sexta-feira e 5.8 mm ontem, 20, até às 12 horas. Apesar de ainda ser considerada pouca, foi suficiente para melhorar a umidade do ar, que estava próxima dos 20% nos últimos dias.
Com o retorno das chuvas, a temperatura que estava na casa dos 34°C deverá cair bruscamente para mínima de 8°C hoje, 21, segundo aponta a meteorologia.
A nova massa de ar polar que avança sobre o Brasil neste final de semana também tem forte intensidade e pode ser comparada com massa de ar frio do começo da segunda quinzena de julho.
As simulações atmosféricas dessa sexta-feira, indicaram que o centro desta massa polar deve passar sobre o Sul do Brasil com cerca de 1030 hPa. Este valor de pressão atmosférica é muito elevado e tem alto poder de resfriamento, causando uma intensa subsidência. Esta massa polar tem força para provocar friagem no Acre e em Rondônia e espalhar o ar frio pelo interior do Centro-Oeste e do Sudeste. A força desta massa polar vai chegar ao litoral da Bahia.
O frio intenso esperado entre este domingo a terça-feira, 23, vai provocar geada ampla no Sul e que pode ser moderada a forte em muitas áreas. Volta a gear em São Paulo.
A previsão é que os termômetros registrem aumento já a partir da próxima sexta-feira, 26, com máxima de 34°C e mínima de 16°C.
O mês de agosto promete se despedir com céu bastante limpo e muito sol, sem a presença de mais chuvas, dando lugar para um setembro que promete ser bastante diferente.