Os adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no CASA Irapuru II, em Irapuru, participam amanhã, 29, a partir das 14h, da 5ª edição da Mostra Folclórica do centro socioeducativo. As apresentações serão na quadra do CASA, que estará decorada.
A iniciativa visa a resgatar a cultura popular, propondo aos jovens a compreensão do folclore como uma manifestação sociocultural e do povo. Familiares e autoridades da região foram convidados. No dia 22 de agosto comemorou-se o Dia do Folclore.
Haverá apresentações de repente e capoeira, além de exposição de lendas, parlendas, provérbios, cantigas de roda, trava-línguas, adivinhas, comidas típicas e cartazes.
O tema do folclore foi trabalhado com os adolescentes, de forma interdisciplinar, nas aulas da educação escolar, nas turmas dos ciclos I e II do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Todos os professores da escola vinculadora E.E. Professor José Edson Moysés atuaram, em conjunto com a equipe pedagógica do centro.
“Eles identificaram lendas e mitos e seus significados; desenvolveram o gosto por músicas e danças, parlendas e brincadeiras; conscientizaram-se sobre a importância dos valores culturais repassados pelos mais velhos; e conheceram as comidas típicas de cada região brasileira”, explica a coordenadora pedagógica do CASA, Márcia Bandeira de Paula.
Entre as autoridades locais convidadas estão o juiz da Infância e Juventude, Rodrigo Antonio Menegatti; os defensores públicos Orivaldo de Sousa Ginel Jr. E Gustavo Picchi; e o promotor da Infância e Juventude, Arthur Moreira Barbosa.
A equipe do CASA também enviou convites para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e conselhos tutelares das cidades de Irapuru, Dracena, Junqueirópolis, Pacaembu e Adamantina. Membros do CREAS de Osvaldo Cruz foram convidados, assim como da diretoria de Ensino de Irapuru e da escola vinculadora.