Algumas novidades podem chocar a primeira vista e causar certa estranheza dos consumidores. Assim também aconteceu no universo feminino, ao se deparar com um copinho de silicone que foi desenvolvido para substituir o absorvente intimo. O coletor menstrual foi criado na década de 50, mas não foi bem aceito pelas mulheres nesta época, ganhando destaque somente na atualidade por ser um produto sustentável e econômico.

 

Muito utilizado pelas mulheres na Europa e Estados Unidos, demorou um pouco para chegar até o Brasil. Para as brasileiras que queriam conhecer o coletor menstrual, se arriscavam em compras através de sites internacionais ou fazendo suas encomendas com amigos e familiares que viajariam para fora do país. A sua utilidade assim como os benefícios do coletor menstrual foram se espalhando de uma forma tão grande, que grandes empresas investiram na comercialização do produto no Brasil. Atualmente é possível encontrar com facilidade em grandes farmácias e diversos sites de venda brasileiros como o Trocando Fraldas.

O Diferencial do Coletor

O coletor menstrual é um copinho produzido em silicone medicinal, totalmente maleável e hipoalérgico. Tem o formato de uma taça que se ajusta completamente a vagina, não provocando incômodos durante a utilização. Foi desenvolvido por ginecologistas visando o conforto das mulheres, a diminuição de infecções em parceria da praticidade e economia. Como o coletor menstrual não é absorvente, não atrapalha a umidade vaginal e não é possível a proliferação de fungos e bactérias responsáveis por infecções. Como se trata de um produto reutilizável, um único copinho pode durar até 10 anos se higienizado e conservado de forma adequada.

Não é necessário a utilização de absorventes juntamente do coletor para se precaver de escapes, mas no inicio para ter certeza que não irá ocorrer vazamentos pode-se usar um protetor diário. Nas primeiras utilizações é possível da mulher sentir certo incomodo, mas que rapidamente desaparecerá. Relato de maior parte das usuárias do coletor menstrual é que esquecem que estão utilizando o copinho e nem se lembram de que estão menstruadas. No final do copinho existe uma haste que serve como puxador. Haste esta que pode ser cortada no tamanho que não incomode mais a mulher.

Como Se Usa

Para a colocação do coletor menstrual é simples. Basta ser dobrado de forma adequada para que seja introduzido na vagina e ao alcançar o local exato, se expandirá retornando a sua forma original. Normalmente é possível ouvir o barulho do vácuo do coletor, apontando que esta no local certo. Para retirar, com a ajuda dos dedos é necessário retirar o vácuo do coletor apertando-o e posteriormente só puxa-lo pela haste. O resíduo menstrual coletado pode ser descartado no vaso sanitário ou durante o banho. Para ser colocado novamente, basta ser lavado com agua e sabão e introduzido novamente.

Para introduzi-lo não é recomendado à utilização de lubrificantes e produtos para a mesma finalidade, já que em suas composições podem conter substancias que danificam o silicone do coletor menstrual. No corpo do coletor é possível verificar as marcações de ml que vão de 25 a 30 ml que servirá para mulher acompanhar e visualizar a quantidade de seu fluxo menstrual. O que é outra surpresa para todas as mulheres que acreditavam que seu fluxo fosse intenso. O que antes vários absorventes eram necessários para troca ao longo do dia, um único coletor poderá ficar introduzido em torno de 8 horas. Ao retirar, raramente verá o seu coletor atingindo a marca máxima. O coletor menstrual pode ficar por um período de 12 horas para fluxos controlados.

 

Dúvidas sobre a utilização do coletor menstrual são rapidamente sanadas após o início da utilização, por ser um produto simples, de fácil utilização, higiênico e totalmente prático. Não atrapalha na hora de urinar, por ficar encaixado na vagina e não na uretra e pode ser utilizado no dia-a-dia sem preocupação, inclusive na prática de esportes incluindo na piscina.

O uso do coletor menstrual acabará de vez com as alergias a absorventes, escapes na roupa, incômodos com o absorvente sujo e até mesmo fazendo uma grande economia. Toda essa praticidade ainda ajuda a natureza, poupando-a do descarte de lixo desnecessário já que absorventes íntimos descartados no lixão demoram em torno de 100 anos para se decompor totalmente. O uso do copinho é recomendado somente para mulheres que são sexualmente ativas, já que durante seu uso pode ocorrer o rompimento do hímen.

Imagens: https://c1.staticflickr.com/1/31/46840404_9220b6065e_z.jpg?zz=1, https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/42/Menstrual_cup_insertion.svg/800px-Menstrual_cup_insertion.svg.png