Zagueiro revelado nas categorias de base pelo técnico Moacir de Carvalho, o Moá, que o levou para testes no São Paulo onde foi aprovado, Rodrigo Caio é o único jogador de Dracena na decisão do ouro olímpico, amanhã, 19, jogando pela Seleção Brasileira contra a Alemanha.
Por causa disso, os torcedores dracenenses torcem pelo zagueiro que juntamente com os demais jogadores da seleção canarinho buscam a primeira medalha de ouro no futebol em uma Olimpíada. Celso Russo, pai de Rodrigo está no Rio de Janeiro na companhia da esposa e vai assistir a decisão. Em Dracena, os irmãos Silvio e Célio Russo, tios de Rodrigo Caio e toda a família, também estão na maior expectativa para a partida e muito confiantes na vitória brasileira, amanhã às 17h30, no estádio do Maracanã.
Com campanhas idênticas (três vitórias e dois empates), Brasil e Alemanha colocarão suas invencibilidades em jogo para buscar a medalha de ouro.
No retrospecto olímpico entre as duas seleções, o equilíbrio marcou os dois confrontos eliminatórios, com uma classificação para cada lado.
Em Helsinque 1952, nas quartas de final, a Alemanha superou o Brasil por 4 a 2 na prorrogação. Na semifinal de Seul 1988, a Seleção Brasileira conquistou a vaga na final após empatar em 1 a 1 no tempo normal e vencer os alemães nos pênaltis por 3 a 2. Se o Brasil vai em busca do ouro inédito, a Alemanha tentará o título pela primeira vez desde a unificação. Em 1976, a Alemanha Oriental alcançou o ponto mais alto do pódio.