O encontro de professores que integram a rede estadual de ensino ocorrido ontem, 4, na sede de campo da subsede da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) de Dracena, foi muito proveitoso, afirmou o diretor regional do sindicato, professor Ronaldi Torelli. Reuniu um grande público de cerca de 400 educadores, entre eles, representantes de oito subsedes da Apeoesp, além da presidente do órgão sindical Maria Izabel Azevedo Noronha.
As discussões foram bastante acirradas quanto à campanha salarial e o plano estadual de educação, que poderá apresentar modificações em todo o Estado, disse Ronaldi Torelli. As tratativas serão segundo ele, apresentadas ao conselho estadual de representantes que deverá se reunir até o final deste mês, em São Paulo.
Em relação ao salário dos professores, Torelli foi taxativo a dizer que o governo do Estado está ignorando a categoria. “Promessas feitas não foram cumpridas, não tivemos nenhum reajuste no ano que passou e tão pouco neste, com isso possivelmente poderá haver manifestações em breve, com paralisações decididas em assembleias”, explicou.
Maria Izabel trouxe com ela a cidade, a pesquisadora do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Camila Ituki, que proferiu palestra sobre a conjuntura nacional e estadual quanto às implicações trazidas ao setor da educação. “A palestra foi bastante esclarecedora, o público saiu satisfeito com o encontro”, frisou Torelli.