O Brasil quer repetir para o mundo, neste domingo, 21, na festa de encerramento da Olimpíada, que sabe emocionar o público, a exemplo, do que aconteceu na inesquecível cerimônia de abertura dos Jogos. Os detalhes, mais uma vez, estão sendo guardados a sete chaves, mas especula-se nos bastidores que Michael Phelps e Usain Bolt, duas grandes estrelas da Rio 2016, terão participação mais que especial na cerimônia.
Se a presença dos dois ainda não foi confirmada, a ausência de outros dois personagens é certa: Pelé e o presidente interino Michel Temer. O Rei do Futebol não compareceu à abertura alegando problemas de saúde e não foi chamado pelo Comitê Organizador Rio 2016 para o encerramento. Já Temer, muito vaiado na primeira cerimônia, alegou ter compromissos, anteriormente marcados, para não comparecer à festa no Maracanã.
VOLUNTÁRIOS – Se um dos momentos mais marcantes da abertura foi a apresentação do Hino Nacional por Paulinho da Viola, a estrela da vez será Martinho da Vila, que interpretará ‘Carinhoso’, a obra imortal composta há exatos 100 anos pelo gênio Pixinguinha, com letra de outro craque, Braguinha.
A cerimônia terá início às 20h, com cerca de duas horas e meia de duração e direito a desfile das escolas de samba e do Cordão da Bola Preta — com a participação da atriz Leandra Leal, madrinha do bloco —, além da cantora Roberta Sá e do cantor Lenine. A presença de Roberto Carlos e Marisa Monte, nomes escolhidos pelo público, não foi confirmada até a noite de sexta-feira, 19.
Os voluntários que participaram dos Jogos Olímpicos também terão papel de destaque na festa. Pelo menos 12 mil estarão no Maracanã. “Eles não só vão assistir à cerimônia, mas fazer parte dela”, disse diretor de cerimônias do Rio 2016, Leonardo Caetano.
As faixas olímpicas funcionarão até as 23h59 de segunda. O entorno do Parque Olímpico e da Vila dos Atletas será mantido bloqueado até esse horário. Os acessos da Linha Amarela que vêm sendo bloqueados das 6h às 10h de segunda a sexta-feira ficarão fechados na segunda das 6h às 21h. No mesmo dia, áreas de lazer canceladas no período não serão montadas. O RioCard Olímpico só poderá ser ativado de novo na Paralimpíada.