O final de semana do dia dos Pais foi de sol e pode se dizer que fez calor, embora as madrugadas ainda tenham sido com temperaturas baixas. Mas os modelos numéricos de previsão do tempo já vinham indicando mudanças para esta semana e à medida que estamos nos aproximando esta situação vem cada vez mais se confirmando.
Ontem, 15, uma frente fria avança pelo mar e juntamente com áreas de instabilidade que se formam entre o Paraguai, Paraná e Mato Grosso do Sul provocaram chuva nestas áreas, no restante do Sul e em São Paulo, ontem.
Mesmo nas áreas onde tivemos a presença da chuva, esta não ocorreu com grandes volumes acumulados. Foram registrados apenas 2.2 milímetros de chuva, segundo dados da estação climatológica da Unesp. Não chovia na cidade desde o último dia 16 de julho, quando foram anotados 12 milímetros.
Hoje, 16, a chuva se espalha por quase todo o Sudeste e Centro-Oeste. Este primeiro sistema frontal é fraco e só deve causar chuva isolada, sem queda de temperatura.
Os efeitos dessa secura no ar já são bem conhecidos: queimadas e aumento de problemas respiratórios.
Meteorologistas não indicam chuva para este mês, o que está previsto é apenas trovoada localizada neste sábado, 20.
A temperatura máxima poderá chegar até 36°C, nesta semana em Dracena. Já a mínima para o mês deverá ocorrer no próximo domingo, 21, com 8°C. (Com informações do Climatempo)