O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) informou na manhã de ontem, 29, que durante os dois primeiros dias de campanha de vacinação antirrábica em Dracena foram vacinados 4.620 animais.
De acordo com o médico veterinário da CCZ, Ivan Borges, no sábado, 27, receberam a vacina 1.990 cães e 442 gatos. Já no domingo, 28, foram 1.774 cães e 414 gatos que foram vacinados em vários pontos distribuídos pela cidade e nos distritos de Jaciporã e Jamaica.
A vacinação na zona rural terá início nesta quinta-feira, 1º de setembro. Ivan orienta que aqueles que possuírem a partir de seis animais de estimação também podem entrar em contato com o CCZ e agendar a visita da equipe para vacinação durante esta semana.
Outra orientação do médico veterinário é que aqueles que não levaram o animal para ser vacinado no último final de semana poderão até o final de dezembro levá-los para ser aplicada a vacina contra raiva. A vacina não deve ser aplicada em animais doentes (com diarreia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, convalescentes de cirurgias ou outras enfermidades). É necessário levar caderneta de vacinação.
A expectativa do CCZ é vacinar aproximadamente seis mil animais, entre cães e gatos.
A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Dracena por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e da Vigilância Epidemiológica. Trabalham na aplicação das doses no último final de semana equipes do CCZ, Etec Profª Carmelina Barbosa e Vigilância Epidemiológica.
A raiva é uma doença transmissível, incurável e é caracterizada pelo contágio direto, por meio de mordida, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados. A vacinação é a medida mais importante para a prevenção e o controle da doença.