A Vigilância Epidemiológica de Santa Mercedes em parceria com a Secretaria de Saúde concluiu, na semana passada, a Campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos.
De acordo com o médico veterinário Renan Regazzo, a expectativa seria vacinar 600 animais, mas esse número foi superado e no total foram vacinados 68 gatos e 541 cães englobando a parte urbana e rural de Santa Mercedes e o distrito de Terra Nova D`Oeste.
Participaram da campanha os funcionários Patrícia Rocha Lima (visitadora sanitário), Maurício Barbosa de Souza Filho (serviços gerais), Dejair Garcia Gordilho (agente comunitário) e Renan Regazzo Gimenez (médico veterinário).
A Vigilância e Secretaria Municipal de Saúde agradecem aos moradores que cientes dos riscos da raiva levaram seus animais que foram imunizados contra a doença.
RAIVA – A raiva é uma doença infectocontagiosa que pode ser transmitida dos animais aos seres humanos. A raiva é causada por um vírus do gênero Lyssavirus, que se multiplica pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central. A doença atinge vários mamíferos, inclusive o homem, mas os carnívoros são mais afetados (cães, gatos, raposas, chacais e lobos), podendo levar a graves distúrbios no sistema nervoso central, com 100% de letalidade.