Hoje, 16, à noite, nas instalações da Fundec, será lançado o projeto Observatório de Competências Sociais, que integra o programa de Educação para o Trabalho e Cidadania, pela Fundação de Amparo ao Preso (Fundap).
A Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel”, instituída há mais de 30 anos, é vinculada à Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP) e tem por missão contribuir para a inclusão social de presos e egressos, desenvolvendo seus potenciais como indivíduos, cidadãos e profissionais.
Deverão marcar presença ao evento, representantes de unidades prisionais e parceiros de diferentes regiões do Estado. Em Dracena, a parceira da Fundap é a Fundec.
Para falar sobre a novidade, estiveram no Jornal Regional na tarde de ontem, o gerente regional da Funap, Milfran Melotti Evangelista e a coordenadora de projetos da regional, Camila Menotti Zanuto. A regional fica sediada em Presidente Prudente.
Eles explicaram que este será o terceiro projeto da Fundação em parceria com a Fundec. O primeiro foi lançado em 2015, e resultou na qualificação das mulheres presas em todo o Estado pela Fundec. A qualificação oferecida se deu através de cursos técnicos, visando o mercado de trabalho. A segunda parceria foi voltada para a qualificação dos gestores da Funap. E agora esses profissionais irão reaplicar o aprendizado aos monitores presos, em 23 unidades prisionais de todo o Estado, entre um público de 32 mil pessoas, entre homens e mulheres.
“Este trabalho tem por objetivo resgatar os talentos que já existem dentro do sistema prisional para qualificar os demais presos, em diversas áreas, como artesanato, teatro, música”, explicou o gerente regional Milfran Melotti ressaltando que a Funap está aberta para novas parcerias.
Nas demais parcerias citadas, onde os presos passaram por cursos profissionalizantes ao final receberam certificados iguais aos concedidos aos alunos regulares, oferecendo a eles assim uma nova oportunidade de regressar à sociedade.