A Polícia Civil, o Ministério Público e a Polícia Militar de Panorama estão desenvolvendo a “Operação Caliopeia“, cujo objetivo é o combate ao abuso na utilização de som automotivo e ambiental na cidade de Panorama. No curso da operação, o Ministério Público, por intermédio do promotor de justiça Daniel Magalhães, instaurou um inquérito civil.
Neste procedimento, ficou definido que caberia às polícias a repressão a este tipo de infração penal, prevista na Lei de Contravenções como Perturbação do Sossego ou Trabalho Alheios.
No último domingo, 7, foram apreendidos três carros pelos policiais Franco, Alexandre e Gênova, todos estavam com excesso de som, perturbando a tranquilidade da vizinhança. Já na terça-feira, 9, os policiais civis e militares apreenderam uma máquina de som (Jukebox) instalada em um bar na área centra da cidade.
Todos os envolvidos responderão criminalmente pelo delito, bem como terão que arcar com as autuações impostas administrativamente. A operação continuará em datas definidas no planejamento de atuação conjunto das polícias e da promotoria.