A Polícia Civil deteve na manhã desta quinta-feira (4) nove adultos e um adolescente integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de carros de luxo. Além deles, quatro pessoas estão detidas para averiguação. O grupo vinha sendo monitorado havia quatro meses.
O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, compareceu à sede do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e parabenizou os policiais pela ação.
Durante a operação batizada de “Nave”, policiais do Deic cumpriram nove mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão em vários endereços da cidade – a maior parte deles na zona sul, onde se concentravam os ataques do bando.
O material apreendido foi levado para a sede do Deic . Entre eles, há bolsas, relógios, computadores, joias, carros populares e de luxo.
“Durante as investigações, já havíamos recuperado cerca de dez automóveis de grande de valor” afirmou Carlos Alberto da Cunha, titular da 2ª Delegacia de Patrimônio.
Segundo o delegado, o grupo agia sempre em trio: um abordava a vítima, levando o veículo e os pertences, enquanto os outros ficavam na contenção. Depois dos roubos, a quadrilha repassava os itens e enviava os carros para desmanches.
Com a ação de hoje a Polícia Civil esclareceu 17 casos que estavam em aberto. Porém, o delegado espera que com a divulgação do caso mais vítimas do bando apareçam.
“Agora, estamos numa segunda fase da operação, onde todos os proprietários de desmanches, que tiveram ligação com quadrilha, serão responsabilizados criminalmente e administrativamente, de acordo com a lei dos desmanches” completou Cunha.
Entre os diversos crimes o grupo será autuado por roubo, receptação e associação criminosa. A Polícia Civil prossegue com as investigações.