Após levantamento feito pelo Jornal Regional de Dracena, em sua edição de 25, na página 7, na Seção Números, informando que no “primeiro semestre de
2016 teve aumento de furtos de veículos em Dracena e na região”, cumpre a esta Delegacia Seccional de Polícia esclarecer alguns pontos. Assim, informamos em tom esclarecedor que a despeito de ter havido crescimento considerável nos índices criminais por furto/roubo de veículo, comparados os primeiros semestres de 2015 e 2916 que são os indicadores oficiais de referência, temos que considerar as recuperações, conforme noticiado. Nossos índices são excelentes no campo recuperação.
O leitor pode estar se perguntando sobre as recuperações ou ainda que seja mais esclarecido sobre estes fatos, vez que a matéria também menciona dados referentes a este item. Os índices de recuperação são altamente favoráveis, pois vejam, que na área da Delegacia Seccional de Polícia de Dracena que compreende os municípios de Junqueirópolis a Panorama o índice de recuperação é de 92%.
Quando se fala em crescimento de furtos/roubos de veículos há que se atribuir de início à sazonalidade do crime e a migração de uma modalidade delinquencial para outra e ainda há o conhecimento do furtador em relação à pena a ser aplicada em casos tais o que o anima a praticar estes delitos. Delitos onde não há o fator violência contra a pessoa tendem a ter penalidade mais branda, daí a preferência sempre pelos crimes mais leves em relação aos veículos. Outrossim, são delitos praticados sem organização criminosa para tanto, o que já afasta uma imposição mais pesada de penalidade, bem como o aguardo em liberdade da tramitação dos seus processos, embora este fator não impeça que pessoas se associem para a prática de crimes, recebendo punição mais gravosa.
É importante esclarecer que em relação às camionetes furtas em Dracena, as Delegacias de Polícia Especializadas da DIG/DISE, trabalham diuturnamente na produção de provas e análise de indícios que levem à autoria, estando estes trabalhos em fase avançada de progresso, buscando responsabilizar autores.
Dispondo de maiores dados, esclarecemos o público leitor que: O aumento do índice de recuperação de veículos em Dracena é o dobro do Estado de São
Paulo. O índice por 100 mil habitantes, de roubo e furto de veículos, é quase 7 vezes menor que o do Estado de São Paulo.
Assim, o nosso índice é comprovadamente um dos melhores do Estado sendo nossa região detentora de baixos índices, consoante dados do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública.
Vale relembrar as cautelas recomendadas aos condutores e proprietários de veículosautomotores encontradas na notícia ora referida no Jornal Regional que, são de grande utilidade e se seguidas, podem evitar prejuízos sérios a eles. Isto contribui ainda mais para a melhoria das estatísticas da nossa região, cujos
índices atuais, podem ser comparados aos de países de primeiro mundo.
Destacamos que inobstante serem modestos nossos índices criminais, em comparação ao Estado e região, a Polícia Civil que conta com o apoio da Polícia Militar da região de Dracena, não tem descuidado de seus trabalhos e obrigações, procurando sempre agir de forma integrada a fim de minorar estes resultados, quer na identificação dos autores, quer no fortalecimento dos trabalhos preventivos.
Para que o leitor possa ter um panorama visual mais abrangente, mostramos aqui o seguinte quadro:

 

POLÍCIA MILITAR – Comparando-se a estatística sobre furtos e roubos de veículos no município de Dracena, durante o primeiro semestre de 2015 e 2016, constatou-se um aumento no índice de 50%, isto é, 12 ocorrências nos primeiros seis meses de 2015 e 18 nos primeiros seis meses de 2016.
Cabe diferenciar o roubo que é a modalidade criminosa em que o ladrão subtrai o veículo mediante violência ou grave ameaça à vítima; do furto que ocorre de forma sorrateira, muitas vezes a vítima percebe que o veículo foi levado após certo decurso de tempo. Durante todo o ano de 2015 ocorreu um roubo de veículo no município e em 2016 (durante os primeiros seis meses) não houve registro, ou seja, das 18 ocorrências todas foram registradas como furto.
O veículo mais é furtado é a motocicleta. Dos dezoito veículos furtados no primeiro semestre de 2016, quinze foram motocicletas, além de uma caminhonete Ford F 1000, um Fiat Uno e um GM Astra. Durante o período em análise grande parte das motocicletas foi recuperada após o registro dos furtos e também foram feitas duas prisões em flagrante pela Polícia Militar de autores desses crimes.
Uma informação importante à comunidade é o aumento da frota na cidade. Em junho de 2006 existiam 17.844 veículos registrados em Dracena, dos quais 3.356 eram motocicletas e motonetas; já em junho de 2016 haviam 33.447 veículos registrados, sendo que 8.472 eram motocicletas e motonetas (fonte: www.denatran.gov.br – pesquisa realizada em 24/08/2016). Portanto em dez anos a frota de motocicletas e motonetas em Dracena aumentou mais de 150%. Este aumento é possível visualizar pela quantidade de motocicletas que circulam pelas ruas da cidade e também pode ser constatada pelo aumento das vagas para estacionamento que têm sido reservadas para as motos nas ruas da cidade.
A Polícia Militar está atenta a estes dados e desenvolve ações voltadas à prevenção deste tipo de crime. Além do policiamento ostensivo preventivo, são realizadas operações voltadas a abordagens e fiscalização de veículos com o objetivo de prevenção, recuperação de veículos furtados e prisão dos infratores. Mas mesmo com o alto índice de recuperação, o objetivo da Polícia Militar é que os furtos não aconteçam.
Além das ações realizadas pela Polícia é muito importante que os proprietários e condutores de veículos tomem alguns cuidados tais como: levante os vidros e tranque as portas quando se afastar do veículo, mesma que seja por “um minuto apenas”; procure deixar seu veículo sempre em local seguro. Se for a noite, prefira locais iluminados e com movimento de pessoas; não deixe objetos a mostra no interior do veículo, pois isso desperta o interesse dos ladrões; se possível, instale sistemas de proteção no veículo tais como alarmes e bloqueadores; tranque seu veículo mesmo na garagem de casa; jamais deixe as chaves no veículo; no caso de motocicletas sempre trave o guidão.
A comunidade em geral também pode ajudar muito com informações à Polícia Militar através do telefone 190: avise quando avistar indivíduos em atitudes suspeitas rondando e observando veículos; avise quando algum veículo desconhecido estiver em estado de abandono em algum lugar. (Informação enviadas ao Jornal Regional pela Polícia Militar de Dracena).

 

SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / Delegacia Seccional de Polícia de Dracena