Quando falamos de empreendedorismo, abrangemos 1/3 da população adulta brasileira. Sabendo que uma boa parcela das pequenas e microempresas não sobrevivem aos primeiros anos, como economista e simpatizante do tema, me comprometo em simplificar este assunto. Se você quer empreender ou já tem o próprio negócio, este texto é pra você.

Para falar desta atividade econômica, primeiramente é preciso entender o contexto econômico. De fato, o Brasil vive incertezas políticas, não possui um dos melhores cenários do mundo para empreender e a economia do país, no geral, está com baixo nível de atividade. Além disso, possuímos uma das maiores taxas básicas de juros, isso significa que o financiamento, como fonte de recurso para o seu negócio, fica mais caro. Há ainda uma enorme burocracia, mesmo com a existência do Simples, que é uma tentativa (efetiva, no meu ponto de vista) de agilizar o processo de abrir uma empresa e visa incentivar a prática empreendedora, diminuindo os impostos para as MPE’s (Micros e Pequenas Empresas).
O parágrafo anterior poderia ser um prato cheio para desanimar um futuro empresário, mas jamais desanimaria um empreendedor. Afinal, ser empresário é simplesmente ser dono de uma empresa. Mas, ser empreendedor é acreditar naquilo que faz, é colocar amor diariamente nas pessoas, processo e produto. É ter prazer em inovar, melhorar e cautelosamente crescer. É acordar todo o dia pronto para novos clientes, agarrar oportunidades e saber que quanto mais você trabalha, mais perto do mapa da mina você está. Por isso, eu tenho certeza que nem todo empresário é empreendedor. O empresário que não é empreendedor procura obstáculos e desculpas diárias para se esconder e explicar os motivos da sua empresa estar estagnada.
Embora o contexto econômico seja um revés, segundo o “Global Entrepreneurship Monitor”, estima-se que 45 milhões de indivíduos no Brasil têm a própria empresa e há muitas empresas abrindo e crescendo. Mas existem, também, empresas fechando. Para o próximo texto, vou garantir que os principais motivos do fracasso das MPE’s não é o cenário econômico. Vou me basear em pessoas, processo e produto. Lembre-se, não ser apenas um empresário já aumentará muito suas chances de sucesso.

*Cofundador do Grupo de Estudos em Conjuntura, Finanças e Empreendedorismo da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara.