O vereador Sérgio Sival da Silva (Tampinha, do PPS) apresentou indicação na sessão ordinária de segunda-feira, 15, na Câmara Municipal de Nova Guataporanga, que pede a exoneração imediata do secretário de Saúde Everton Romanini Freire, filho do ex-prefeito Policarpo Santos Freire (Pulu, do PSDB), após a condenação dada pelo juiz federal Felipe Raul Borges Benali, no dia 8 deste mês.
A sessão atraiu dezenas de manifestantes que levaram cartazes em apoio ao juiz federal Felipe Benali, responsável pela sentença de condenação dos envolvidos no esquema de corrupção deflagrado em 2009 na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Guataporanga, e pedindo a saída do secretário de Saúde, Everton Freire. O caso que está na Justiça diz respeito a irregularidades constatadas no programa Farmácia Popular, na cidade no ano citado.
Na indicação, o vereador Tampinha justifica o seu pedido com a sentença de condenação, cita as penas aplicadas ao réu Everton Freire e conclui que “a permanência do filho do ex-prefeito no cargo é insustentável”.
A indicação foi apoiada pelos vereadores peemedebistas Odair Augusto Coelho (Chacrinha), Marcos Rogério Jacobs e Vagner Alves de Lima (Pretinho) e também pelo tucano Manoel Prates de Matos. Além do autor da indicação, Sérgio Sival da Silva (Tampinha, do PPS). As informações foram encaminhadas ao Jornal Regional através de Diego Augusto Valverde.
EXECUTIVO – Na tarde de ontem, 16, a reportagem do Jornal Regional, entrou em contato por telefone com o prefeito Luiz Carlos Molina. Ele está em São Paulo cumprindo compromissos administrativos. Frisou que deverá retornar hoje à tarde a Nova Guataporanga e, após irá tomar conhecimento da sessão camarária, dos documentos, e analisará junto ao jurídico da Prefeitura a questão para tomar alguma providência quanto ao secretário Everton Romanini.
A reportagem ligou no setor de saúde da cidade para ouvir Romanini e a informação obtida na tarde de ontem foi que ele não estava na unidade.