O prédio do antigo frigorífico Frisane, na avenida Estados Unidos, foi alvo de uma ação da Prefeitura de Osvaldo Cruz, que mobilizou a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Operações Urbanas para a entrada no local e a retirada de cerca de cinco toneladas de lixo e outros objetos.
Segundo o responsável pelos trabalhos, José Carlos Stefani, era frequente as reclamações de vizinhos de que o local se transformou em ponto de reprodução do mosquito da dengue e outros animais.
“Também havia um morador de rua que ocupou o espaço e começou a acumular objetos que facilitavam a proliferação desses animais, o que colocava em risco a saúde pública”, disse Stefani.
Com isso, a Vigilância Sanitária utilizou-se da autorização permanente dada pela justiça local de ingresso em qualquer imóvel onde haja notícia de acúmulo de sujeira ou focos de insetos e animais peçonhentos para limpeza. “Fizemos o serviço com o apoio da Secretaria de Operações Urbanas e retiramos um volume capaz de lotar dois caminhões, cerca de 5 mil quilos de lixo”, enfatizou Stefani.
O antigo prédio do frigorífico Frisane está sob intervenção judicial desde o fechamento da empresa há vários anos e frequentemente é motivo de reclamação por acúmulo de sujeira pela vizinhança.