Na manhã de sexta-feira, 5, a Polícia Civil ministrou palestra sobre prevenção ao uso nocivo de drogas aos alunos da EE Profª Julieta Guedes de Mendonça, no Teatro Municipal Maestro Aécio de Féo Flora. O importante trabalho foi direcionado para cerca de 400 estudantes dos 9° anos e também da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio. Essa é a primeira vez que a palestra ocorre nas dependências do teatro municipal.
A palestra foi ministrada pelo delegado responsável pela DISE, Alexandre Luengo e pelo agente de polícia, Reginaldo Rosa, que abordaram aos estudantes assuntos sobre a origem da droga, principais efeitos no organismo, dependência e ainda os tipos de drogas mais consumidas na região, como maconha, cocaína em pó e crack.
Também foi, explicado, a composição dos entorpecentes, as consequências do seu uso precoce e abusivo, os reflexos na formação educacional e na vida familiar dos jovens estudantes. Os policiais ressaltaram sobre aumento do percentual de jovens adolescentes envolvido com a venda de drogas, que ora exerce a função de ‘entregador de drogas’, ora sendo o próprio traficante de drogas, a ponto de ser o principal motivo dos pedidos de internações dos jovens infratores.
Alexandre Luengo e Reginaldo Rosa já ministraram mais de 50 palestras na área que abrange a Delegacia Seccional de Polícia de Dracena.
Este encontro foi uma solicitação da própria escola estadual que tenta disseminar o conhecimento sobre prevenção ao maior número de alunos, tendo como público-alvo jovens de 14 a 17 anos.
Na próxima segunda-feira, 8, às 19h, os policiais estarão em Ouro Verde, na qual a palestra será direcionada aos alunos e pais do Projeto Guri. O encontro ocorrerá no Centro Comunitário.
SERVIÇO – Escolas e projetos interessados em abordar este tipo de assunto podem estar entrando em contato com a Delegacia Seccional de Polícia de Dracena e agendar um dia para os voluntários ministrarem a palestra em sua cidade. Mais informações na Delegacia pelo telefone: (18) 3822-2022.