Jesus Cristo diz em João 18.23: “Quem me odeia,também odeia a meu Pai”. Um pai ou uma mãe faz de tudo para abrandar as angústias e os aflições de seus filhos. Em caso, por exemplo, de um inevitável tratamento médico difícil e doloroso, eles tentam conversar e acalmar o filho, para que elepossa entender o que enfrentará. Tudo isso é feito movido pelo amor que gera na criança enferma a sensação de paz e segurança.
Jesus, que é puro amor, faz o mesmo conosco. É o que entendemos na Sua franca conversa com os discípulos. Ele quer que se tornem plenamente conscientes dos desafios propostos pelo Senhor. Nosso Mestre sabe que é forçoso o rompimento entre a Verdade do Reino de Deus e os valores defendidos pela cultura que nos cerca. Esta ruptura poderá trazer sofrimento ao crente fiel.
Porém, Ele atenua o choque das implicações decorrentes, fazendo-os perceber o que eles sofrerão. Quem enxerga os desígnios de Deus não se deixa abater pelas situações passageiras, ainda que sejam muito dolorosas.
Podemos citar o exemplo da sujeição do profeta Daniel, que buscou a presença do Senhor e servia-lhe obedecendo sem vacilar, sem retroceder. Através das visões, Deus o cientificou do Seu desígnio soberano, e assim o profeta encarouas lutas, as circunstâncias difíceisna força do Espírito Santo que vivia no seu íntimo.
Consideremos também o belo exemplo de João Batista. Pelo seu testemunho corajoso ele acabou preso e, mais tarde, foi degolado. Ainda que abalado, não retrocedeu, porque estava firmemente convencido de que Deus queria que Jesus crescesse e ele diminuísse (João 3.30).
Que esses exemplos e tantos outros registrados nas Sagradas Escrituras nos movam a ouvir somente a Jesus e a libertar-nos das coisas que nos acomodam neste mundo.
Precisamos rogar ao Pai Eterno que nos ajude a perceber e reconhecer que os Seus propósitos estão acima de nós, e que possamos experimentar o Seu conforto quando padecermos por sermos fiéis a Ele e à Sua Santa e inerrante Palavra! Deus te abençoe rica e poderosamente em nome de Jesus Cristo!
*Pastor e missionário presbiteriano