Veículo aéreo não tripulado (VANT) ou drone (do Inglês, zangão), é todo tipo de aeronave que não necessita ser operados por pilotos embarcados. Estas aeronaves são controladas remotamente por meios eletrônicos e computacionais, ou são autônomos, operados por meio de controladores lógicos programáveis.
A origem dos veículos aéreos não tripulados, apesar de parecer um assunto recente, remonta ao século XIX, com o uso de balões sem tripulantes para a realização de lançamento de explosivos. Os primeiros drones moderno surgem na década de 50 e 60 com o desenvolvimento de sistemas computacionais e a necessidade de reconhecimento na guerra do Vietnã e monitoramento de movimentação militar do bloco comunista pelos EUA. A vantagem dos drones na guerra moderna é a capacidade de localizar, confirmar e atacar alvos numa mesma missão.
Estas aeronaves possuem diversas finalidades, desde simples instrumentos de lazer a propósitos comerciais, tais como atividades de vigilância, de reconhecimento, de ataque, agricultura, engenharia, topografia, dentre outros. A partir do uso a que se destina essas aeronaves, temos a definição daquilo que são drones, VANT’s ou RPAS.
Segundo o DECEA, Departamento de Controle do Espaço Aéreo, órgão subordinado ao Comando da Aeronáutica e responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro, provedora dos serviços de navegação aérea que viabilizam os voos e a ordenação dos fluxos de tráfego aéreo no País, define drone como sendo somente os aeromodelos, utilizados apenas com propósitos recreativo. As aeronaves anteriormente conhecidas como VANT’s, utilizadas em atividades distintas das recreativas, são definidas como RPAS (RemotelyPilotedAircraft System) ou aeronaves remotamente pilotadas. Vale ressaltar que a operação de aeronaves totalmente autônomas está terminantemente proibida, ou seja, aquelas que, após programadas, executam o voo de forma totalmente independente, sem a possibilidade de intervenção por parte do piloto. Isto porque, não havendo a figura do piloto em comando, todas as suas responsabilidades previstas em normas estariam comprometidas.
A regulamentação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) do uso civil de aeronaves remotamente pilotadas é o último passo para que os RPAS deixem de voar à margem da lei no Brasil. No ano passado, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) publicou a regulação específica para o setor.
A utilização dos VANT’s tem provado a sua viabilidade para uma ampla gama de tarefas relacionadas ao uso civil, como mapeamento de áreas de risco, avaliação de dados ambientais, monitoramento de lavouras, fiscalização e avaliação de garantias em operações de crédito agropecuário, monitoramento de áreas perigosas ou contaminadas, dentre outros.
O sensor de mapeamento mais comumente utilizados nos drones é a câmera fotográfica digital do espectro do visível, quando utilizados com GPS embarcado de alta precisão, é possível a execução de diversos serviços nas áreas de cartografia, agrimensura, agronomia e engenharia, com precisão centimétrica. O mesmo pode embarcar, para fins de mapeamento, câmeras térmicas, câmeras infravermelhas e emissores de laser pulsado.
A grande vantagem desta tecnologia para os Agrimensores/Cartógrafos/Topógrafos é a capacidade de revisitar locais constantemente. A mesma cena pode ser capturada diariamente, semanalmente ou mensalmente, a depender da exigência da tarefa realizada. A facilidade de revisitar a obra permite o monitoramento rápido de diques, dunas, deslizamento de terra, acompanhamento de obras de engenharia, cálculo de volume de mina a céu aberto, cálculo de volume de colheita de toras de madeira, inundações, uso da terra, deslocamento de comboios, monitoramento de fronteiras, etc.
Ao sobrevoarem uma plantação, as imagens obtidas permitem mapear o solo, identificar zonas de erosão, falhas de plantio no talhão, acompanhar o estado nutricional das plantas, estresse hídrico, além de identificar doenças, pragas e o surgimento de ervas daninhas.
Os VANTS possuem preços que variam entre R$ 60 mil e R$ 800 mil, dependendo das configurações e do tipo de sistema instalado, e podem voar até quatro horas seguidas sem necessidade de abastecimento ou troca de baterias.
A empresa ATR Geologia e Meio Ambiente, sediada em Dracena, possuí o VANT Echar 20B da empresa Xmobots Aeroespacial, cadastrado sob a matrícula PP-XOH abordando diversos serviços na área de agrimensura, engenharia ambiental e monitoramento de cultura agrícola.
* Ecólogo, sócio Proprietário da empresa ATR Geologia e Meio Ambiente, técnico Agrimensor, Msc. Geociências e Meio Ambiente e inspetor Especial da AEARD (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Dracena).