Muitos candidatos estão confundindo Campanha Limpa com a limpeza de rua, nada de santinho jogados por ai, “outdoors”, cavaletes, etc., conforme a legislação eleitoral vigente exige. Campanha limpa que entendo é fazer campanha com ética, com postura republicana, sem apontar ou produzir informações falsas e inverídicas. Isso sim é campanha limpa!
Nestas eleições, uma disputa silenciosa está sendo travada no subterrâneo das comunicações e nos redutos onde o pretenso candidato visita e espalha boatos e mentiras. Em Dracena há vários desses candidatos, que estão utilizando de informações inverídicas, inflamando e espalhando fatos que muitas não ocorreram ou foram simplesmente plantadas de forma gratuita ou proposital.
Há candidatos que assinaram um manifesto na OAB comprometendo se a não difamar ou plantar mentiras fazendo campanha limpa, mas a realidade não mostra isso. Candidatos que nem cumprem por escrito o que prometeram, carece de credibilidade. Ao invés de fazer sua campanha baseado em plataformas de propostas para sua comunidade, bem como para a cidade, perde tempo denegrindo imagens ou plantando animosidades para criar terror nos eleitores.
Candidatos utilizam redes sociais, whatsapp, áudios de rua, ou mesmo nas suas visitas para futricar e denegrir a campanha alheia, mostrando que de proposta para a comunidade pouco tem ou querer diminuir o adversário através de boatos, diminuir o adversário, e manchar com ofensas seu concorrente. É muita falta de postura e compostura para uma pessoa que quer representar uma parcela da comunidade na câmara municipal. Geralmente um sem número de eleitores minuciosamente selecionados como formadores de opinião, para tentar espalhar seu intento. E o mais grave é que dentro do seu próprio grupo de coligação está havendo esta constatação, mostrando que não existe harmonia ou união como querem os lideres políticos que comandam o grupo. É lamentável!
Mas o eleitor de hoje não é nada bobo e nem inocente. Estão atentos a toda movimentação dessas pessoas, mesmo porque estamos inseridos num contexto de eleitores de uma cidade pequena onde todos conhecem todos. O tiro geralmente sai pela culatra. Candidatos que agem dessa forma precisam entender que toda e qualquer informações disparada negativa ou positiva estão passiveis de caírem no ouvido da pessoa mencionada e isso traz conseqüências futuras, de relacionamento, de imagem, de alianças futuras… Mesmo sabendo que em politica tudo é possível, a campanha política está ai para exteorizar suas propostas que o cargo requer e pretende e não pisar nos adversários e sobrepor aos outros para conseguir atingir seus objetivos. Políticos com essa personalidade ou postura não irá muito longe, o próprio eleitorado o colocará no seu devido lugar.
No fim, as urnas deverão trazer a luz quem realmente merece o seu voto, a confiança do eleitorado e acreditar nas suas propostas de governo e não nas mentiras e falsas promessas que plantou.
Pense nisso!
*Tecnólogo em PD, analista de sistemas e business coaching.