As propostas de governo dos dois candidatos a prefeito de Dracena, José Antônio Pedretti (Pedretti-PSDB) e Juliano Bertolini (Professor Juliano-PTN), estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), contendo as metas a serem cumpridas pelo vencedor a partir de 1º de janeiro de 2017.
O JR divulga as principais propostas apresentadas pelos candidatos a prefeito, vice que concorrem ao pleito no dia 2 de outubro. O critério adotado para a publicação é por ordem alfabética dos nomes dos candidatos a prefeito, José Antônio Pedretti e Juliano Brito Bertolini. Hoje publicamos o programa do Pedretti e amanhã, do professor Juliano.
DRACENA EM BOAS MÃOS” – A coligação tem como candidatos a prefeito e vice, Pedretti e Osvaldo Garcia (PMDB) e é formada pelos partidos PRB, PT, PMDB, PR, PPS, DEM, PSDB e PROS.
EDUCAÇÃO – Entre as principais propostas de Pedretti e Garcia nesta área incluem o apoio à implantação do curso de Medicina na Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), busca do terceiro curso para a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e apoio às faculdades particulares Reges e Uniesp, construção de duas novas creches, estudos para melhorias do plano de carreira do magistério, manter o piso nacional dos professores, assim como os dois turnos das Emeis, além de investir na infraestrutura das escolas e climatização em todas as Emeis.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – Incentivo à implantação de novas empresas através do Programa Municipal de Desenvolvimento Sustentável, dar início a nova etapa de ampliação do distrito industrial para abrigar novas empresas, manter e firmar novas parcerias com a Associação Comercial (ACE) para fortalecimento do comércio e ampliação das vias marginais para melhorar os acessos aos distritos com objetivo de atrair investidores e fomentar a economia local
SAÚDE – Funcionamento de mais cinco Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), implantação do AME MAIS (cirúrgico) em parceria com o Governo Estadual, apoio à Santa Casa, pleitear junto ao Governo Federal, a transformação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Pronto Atendimento Municipal, permitindo assim a ampliação das dependências da santa casa, descentralizar a distribuição de medicamentos do Postão (Dr. Takashi Enokibara) para outras unidades de Saúde e reivindicar mais recursos aos governos Federal e Estadual para investimentos e ampliação de todos os programas na área da Saúde
TRÂNSITO – Estudos para implantação de semáforos sincronizados nas avenidas Roosevelt e Vargas entre as avenidas Rui Barbosa e Tiradentes, instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos no centro em parceria com a Polícia Militar, ampliação da malha viária visando a fluidez de veículos e transeuntes pelas ruas principais e secundárias dos bairros que interligam o acesso ao centro.
AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE – Implantação do plano de saneamento básico, ampliação e novos investimentos na coleta seletiva de lixo, manter parceria com o Governo Federal por meio do Pronaf na aquisição de frutas, verduras e legumes de pequenos e médios produtores rurais do município destinados à merenda escolar e famílias de baixa renda, manutenção de estradas e pontes em parceria com o governo estadual e manter o convênio com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para distribuição de alimentos (verduras, legumes e frutas) às famílias de baixa renda.
INFRAESTRUTURA URBANA E HABITAÇÃO – Conclusão da primeira etapa de 300 casas populares pela CDHU, conclusão de 328 casas em parceria com a Associação Programa Pró-Moradiano Jardim Brasilândia.
Conclusão do processo de construção com entrega de 50 casas populares no distrito de Jamaica e outras 50 no distrito de Jaciporã e manutenção do Plano Municipal de Pavimentação Asfáltica, com prioridade ao asfaltamento em ruas de terra em bairros e distritos, prosseguir com o recapeamento asfáltico em pontos críticos do município, instalação de novos poços semi-artesianos e reservatórios em vários bairros da cidade.
FUNCIONALISMO – Criação de grupos de discussão e estudos setorizados, compostos pelos funcionários para buscar meios legais e viáveis de implementar uma nova política administrativa que possa garantir melhorias salariais e condições de trabalho permanentes aos servidores, estudos para readequação dos cargos em provimentos efetivos visando a reestruturação salarial e manter todas as reposições salariais, bem como aumento real.
ESPORTES, CULTURA E LAZER – Manutenção de todas as escolinhas de várias modalidades, implantação de novas academias ao ar livre, estabelecer calendário cultural em parceria com entidades, grupo e escolas que atuam no segmento, estudos para implantação do Projeto Música na Praça, com participação de músicos, corais e demais integrantes da cidade, reforma e ampliação do Ginásio de Esportes Dovilho Moura, bem como sua climatização, construção de novas praças esportivas nos bairros.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL – Manter e melhorar os Programas existentes no Cras, Creas, Centro-Dia Idoso, manutenção e ampliação de parcerias em programas sociais junto aos governosestadual e federal.