Além de por fim ao conflito que dura 52 anos na Colômbia, a assinatura do acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nesta segunda-feira (26) será realizada com um “balígrafo”. A informação é da Agência Ansa.

“Nós criamos o que chamamos de ”balígrafo”, que é uma bala [de armas] convertida em uma caneta para dizer que essa é a transição das balas para a educação, o futuro. E quero dar um ”balígrafo” de presente para cada um e com esse ”balígrafo” vamos firmar o acordo de paz”, explicou o presidente do país, Juan Manuel Santos, em entrevista divulgada por seu gabinete.

As “canetas” foram fabricadas com cartuchos de projéteis .50, usadas em metralhadoras e fuzis, submetidas a processo de limpeza e convertidas em peças que levam a frase “As balas escreveram nosso passado. A educação, nosso futuro”.

Juan Manuel Santos chegou a usar uma dessas canetas em junho do ano passado, durante a assinatura do documento que pôs fim aos atos militares entre Bogotá e as Farc. Além dessas peças, outros itens foram convertidos em objetos de decoração para o local da assinatura do acordo. Guitarras com restos de armas, criadas pelo músico Cesar Lopes, também serão utilizadas hoje