No último dia 24, às 11h, no gabinete do prefeito, a Comissão Municipal de Trânsito realizou reunião com os taxistas de Adamantina, estando também presentes representantes do Corpo de Bombeiros, da Câmara, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, da Secretaria de Obras e Serviços, além do prefeito João Eduardo Barbosa Pacheco.
Na audiência, a Comissão manifestou aos taxistas o interesse público presente na medida administrativa que transfere o ponto de táxi localizado na rua Deputado Salles Filho (ao lado do Hotel Villa Verde) para ao lado das Lojas Pernambucanas. No local hoje demarcado para taxis, será criada vaga exclusiva para idoso.
Segundo a Comissão, a medida presente no Plano de Mobilidade Urbana estimula a atividade comercial e o fluxo de consumidores, pois permite o surgimento de vagas disponíveis naquele perímetro, além de tornar mais visível a fachada das empresas ali localizadas.
PLANO DE MOBILIDADE URBANA – As mudanças no trânsito foram discutidas em audiências públicas realizada no dia 26 de outubro, 4 e 11 de novembro de 2015, que resultaram na elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, institucionalizado por meio de lei municipal. O conteúdo do referido Plano é referendado pela Comissão Municipal de Trânsito.
As audiências e o plano são prescrições da Lei 12.587 de 2012, que dispõe sobre a Política Nacional de Mobilidade Urbana, a qual determina que todos os municípios brasileiros com população superior a 20 mil habitantes devem desenvolver, institucionalizar e implementar o plano.