A E.E. Prof.º Geraldo Pecorari, de Junqueirópolis, é um exemplo de que o ensino público dá bons resultados quando se tem uma direção estratégica. A unidade escolar obteve o melhor resultado no IDEB, na área de abrangência da Diretoria de Ensino de Adamantina. O IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.
A meta desta edição para a escola era de 5.3, mas os alunos do 9º ano do ensino fundamental do Pecorari fizeram bonito e conquistaram a nota 5.9, que deveria ser obtida apenas no ano de 2020, na Prova Brasil, a qual é aplicada nos municípios.
O IDEB foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o País, e a Prova Brasil – para os municípios.
Desde o ano de 2010, a escola Geraldo Pecorari tem a frente, o diretor Sidney Zenaro, excelente gestor, um empreendedor na área da Educação. Sorte dos alunos que estudam lá, motivo de orgulho para a maioria dos pais.
Zenaro falou com a reportagem do Jornal Regional sobre o resultado e citou que a unidade escolar vem apresentando resultados positivos no IDEB desde o ano de 2011. Em 2011, a nota foi 4.7 e a meta era 4.6; em 2013, a nota foi 4.7 atingindo a meta; no ano que passou a nota foi 5.9 e a meta era de 5.3. Para os anos de 2017, a meta é de 5.5 e em 2019, 5.7; 2021, 6.0.
Na visão do diretor alunos, famílias e escola caminham em busca do mesmo objetivo. “Formação do jovem atendendo às premissas do programa de ensino integral, desenvolvendo o protagonismo juvenil de nossos alunos, projeto de vida e autonomia no desenvolvimento de um jovem cidadão. Trabalho desenvolvido coletivamente em sintonia com o currículo”.
Zenaro explicou que o Projeto Político Pedagógico é construído por todos os envolvidos no ensino aprendizagem, respeitando as experiências de vida que cada aluno traz em sua bagagem.
A escola ainda oferece materiais pedagógicos para professores desenvolverem seus trabalhos, incentivo à leitura e ao trabalho voluntário, foco na melhoria da qualidade de ensino, respeito as diferenças, inclusão dos alunos com necessidades especiais, que se fizer necessários, além do apoio incondicional da direção da escola nos mais variados projetos desenvolvidos.
“Temos 100% de frequência de professores; alunos em aulas em período integral. Professores trabalhando em regime de dedicação integral, dentre outros”.
O Pecorari é uma escola de período integral e atende alunos de 11 a 14 anos (ensino fundamental, ciclo II). Conta com 240 alunos divididos em 60 alunos por ano, sendo – 2 turmas do 6º ano; 2 do 7º ano; 2 turmas do 8º ano e outras 2 turmas do 9º ano.
Nesta unidade escolar cada aluno ao entrar para as aulas, porta seu RA com foto plastificado confeccionado pela secretaria digital, a chamada é online com objetivo de otimizar o tempo das aulas; os diários de classe também são online. O refeitório com pratos e talheres adequados para os alunos se servirem; possui salas de aula com armários individuais para alunos; lousa de vidro em todas as salas de aula eliminando o pó de giz; condicionadores de ar em todos os ambientes, mantendo a temperatura agradável; em cada sala de aula tem um micro computador com internet para que professores visualizam a frequência diária, digite os conteúdos ministrados e registrem possíveis notificações.
O diretor prosseguiu explicando que na parte pedagógica, no início de cada ano letivo realiza uma avaliação diagnóstica interna. “Elencamos prioridades e as trabalhamos para que os alunos superem defasagens, e, durante o ano letivo, bimestralmente é realizado o processo de nivelamento que parte da aplicação da AAP (Avaliação de Aprendizagem em Processo), planos de intervenções e trabalho junto aos alunos das habilidades em defasagem; construímos coletivamente o projeto político pedagógico juntamente com o plano de ação da escola. Os professores constroem seu Programa de Ação amarrados ao Plano de Ação da Escola e seus projetos com apoio da gestão e comunidade. Como os professores trabalham em regime de dedicação integral realizamos diariamente alinhamentos com professores, e funcionários. Os professores também desenvolvem o PIAF (Plano Individual de Formação) que garante avanços na atuação profissional”.
O clube juvenil presidido e trabalhado pelos alunos e orientados pelo diretor de escola também contribui, porque desenvolve o protagonismo juvenil e auxilia o desenvolvimento do projeto de vida.
As aulas de orientação de estudos deixam pontos positivos no desenrolar das atividades. A equipe gestora criou periodicamente o chamado “Aulão” onde 3 professores da mesma área de atuação tiram dúvidas dos alunos.
Zenaro ressaltou que cada turma possui o seu líder que se reúne com o diretor e entre líderes semanalmente, construindo assim o elo entre sala e direção. O conselho participativo conta com a efetiva participação de alunos, pais, professores e gestão, colaborando com o bom desempenho dos alunos. As reuniões de pais também ajudam, pois a frequência de pais, quando da convocação, chega a 92% de sua totalidade, um número considerado bom. As famílias acompanham a vida escolar de seus filhos pelo site oficial e administrativo da escola www.escolapecorari.com.br e através de conversas com os professores tutores dos filhos. Poderia citar muitos outros trabalhos que são realizados nesta unidade escolar.
Zenaro frisou que a unidade escolar possui uma estrutura física considerada muito boa, apesar de ser uma construção antiga, possui acessibilidade em todos os ambientes atendendo, assim, os parâmetros da inclusão. A associação de pais e mestres faz parcerias com empresas locais e regionais, Divisão Municipal de Ensino e Prefeitura, conseguindo assim realizar e atender prioridades da unidade escolar. Quando a comunidade participa fica mais fácil de atingir objetivos.
A gestão desenvolve um trabalho com autonomia e democracia, procurando atender as prioridades de alunos e professores sem perder o foco de formar o aluno preparando para a vida.
Os professores em sua grande maioria desenvolvem seus trabalhos cumprindo os combinados, e atendendo as premissas do PEI (programa de ensino integral) que são protagonismo, formação continuada, excelência em gestão, coresponsabilidade e replicabilidadde.
O diretor Zenaro concluiu a entrevista citando que a ausência durante as aulas é zero, assim como evasão e reprovação.