O Clube do Tiro em Dracena promoveu na tarde de sábado, 3, na própria sede, palestra gratuita caçador legal de javali. Para falar sobre o tema, o advogado e despachante de armas e manejo ambiental Mardqueu Sílvio França Filho, de Monte Azul Paulista esteve pela segunda vez na cidade abordando o assunto.
Mardqueu apresentou informações sobre os danos que o javali causa na agricultura, além de orientar os participantes sobre como fazer a documentação necessária para o controle do abate do javali. O evento contou com 46 participantes de Dracena e região.
Há tempos, no País se fala do controle de caça ao javali. Ambientalistas informam que o animal é muito agressivo e tem provocado acidentes fatais com pessoas despreparadas para seu enfrentamento e que, como portador de doenças, traz e provoca prejuízos à agricultura, além de questões de saúde pública.
Segundo Mardqueu, o aparecimento desses animais só veio a tomar proporção no final de 2014, início de 2015, quando os produtores começaram a perceber o surto e tiveram as plantações de milho, batata doce rapidamente atacadas por esses animais.