A preparação das urnas eletrônicas com geração de mídia, cargas e lacres para as eleições de 2 de outubro em Dracena e Ouro Verde, terá início nesta sexta-feira, 23, a partir do meio-dia.
São mais de 110 urnas que serão atualizadas com o programa de informática utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no pleito deste ano.
O procedimento consiste-se em inserir o cartão de memória do TSE em todas urnas contendo o nome, número, cargo a que concorre, partido e fotografia de cada um dos candidatos aptos a concorrem na eleição. Também será incluída a relação de eleitores por seção e a mídia de resultado.
Simultâneo à geração de mídia, as urnas serão lacradas, deixando-as prontas para o dia da eleição. A previsão do Cartório Eleitoral, é que os trabalhos demorem de dois a três dias.
AUDITORIA – Para certificar a exatidão das urnas eletrônicas com o programa do TSE, na próxima semana, o juiz eleitoral Marcus Frazão Frota, vai realizar auditorias em duas urnas, uma de Dracena e outra de Ouro Verde.
Caso estiverem corretas no teste de votação que será feito as duas urnas receberão novamente a geração de mídia e em seguida voltam a ser lacradas.
Após esse procedimento todas as urnas eletrônicas permanecem guardadas e somente voltam a ser mexidas para o transporte e instalação nas respectivas seções de votação.
A previsão é serem utilizadas mais de 90 urnas em Dracena e 16 em Ouro Verde, mais as de reservas.
As audiências de geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas poderão ser acompanhadas por representantes de partidos políticos, coligações, Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e população em geral.