A Greve Nacional dos Bancários deflagrada ontem, 6, em todo o país, atinge 99% das agências bancárias de Dracena e também na região. Em Dracena a única agência que não aderiu ao movimento no primeiro dia foi a do Itaú que atendeu normalmente.
O Sindicato da categoria acredita que amanhã, 8, os bancários do Itaú dê adesão a greve.
O sindicalista José Hélio e Valter Trevizan, diretores da subsede do Sindicato de Tupã em Dracena foram até as agências onde colaram na porta dos estabelecimentos os cartazes sobre a greve.
A rápida adesão ao movimento que mostra que a categoria está unida surpreendeu os sindicalistas.
Segundo José Helio, essa adesão é importante já que pressiona a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) marcar uma mesa de negociação na próxima semana.
Ele explicou que devido à greve o atendimento ao público dentro das agências está prejudicado e as únicas opções aos clientes são os caixas eletrônicos que funcionam normalmente, além dos serviços via internet e as agências lotéricas.
De acordo com o sindicalista, no ano passado a greve nacional dos bancários durou 21 dias, mas neste ano em virtude da adesão total no primeiro dia pode ser menor, já que a Febraban ao perceber a força da categoria deve chamar para a negociação das reivindicações.
José Helio afirmou que os bancários esperam conseguir com a greve aumento salarial, a inflação mais o ganho real, a PLR para a categoria e melhoria no plano de saúde, entre outras reivindicações.
Em função da greve, as agências lotéricas de Dracena que podem ser usadas para o pagamento de contas, ontem já registravam enormes filas.
Os grevistas e os diretores sindicais vão se reunir amanhã de manhã para avaliar o movimento e traçar a estratégia.