A situação atualizada, no site da Justiça Eleitoral revela que, além do candidato a prefeito pela coligação Acelera Adamantina (PTB/PV/PEN), Cícero Mortari (PTB), estar com sua candidatura impugnada, 10 candidatos a vereador tiveram o pedido de registro de candidatura também impugnados. Outros 7 candidatos a vereador estão com o registro aguardando julgamento. No total, 77 candidatos a vereadores fizeram pedido de registro de candidatura.
De acordo com o a ferramenta que de divulgação de candidaturas e contas eleitorais da Justiça Eleitoral, disponível a todos os cidadãos, os nomes dos candidatos a vereador que tiveram os pedidos de registro de candidaturas impugnados são:
Riquinha do Bar (Ricardo Soares Canjirão) – DEM; Contiero (João Carlos Contiero) -PP; Carlinhos Lobão (José Carlos Bassi) – PRB; Nina dos Santos (Maria Aparecida Pereira dos Santos) – PSB; Angela da Academia (Angela Maria da Cruz Merker) – PTB; Duardinho (Carlos Eduardo Ramos) – PTB; João Trentino – PTB; Piva (Hamilton Piva) – PTB; Vartão do Parque do Sol (Valter Gosso) – PTB; China (Laércio Olegário da Silva) – PV.
Entre os motivos, duas questões ocupam o centro da decisão da Justiça Eleitoral, entre as 10 impugnações de candidatos a vereador e a impugnação do candidato a prefeito: a falta da apresentação de certidões de objeto e pé por alguns candidatos, que mesmo notificados, deixaram de apresenta-la, enquanto para outros o que motivou a decisão é o tempo de filiação partidária estar em desacordo com o estatuto do partido, ao qual fazem parte, segundo interpretação da Justiça Eleitoral.
Em todos os casos, eventualmente, os candidatos e coligações poderão apresentar recursos, em instâncias superiores, na tentativa de reverter a decisão local.
No site da Justiça Eleitoral é possível verificar os detalhes sobre cada uma das decisões.